SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Norma de Desempenho deve trazer impactos positivos para o setor cerâmico

Versão final entra em vigor no dia 20 de julho

clique para ampliar clique para ampliarSetor já tem seus produtos padronizados no Brasil (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou em 2008 a Norma Técnica NBR 15.575, que trata de Edificações Habitacionais – Desempenho. Após algumas revisões, a versão final vai entrar em vigor no dia 20 de julho de 2013, estabelecendo requisitos para as construções com fins habitacionais, que se referem ao desempenho do imóvel ao longo de sua vida útil, por exemplo, isolamento térmico e acústico, resistência ao impacto e aderência, entre outros.

Estes requisitos são medidos por meio de ensaios, que classificam seu desempenho como mínimo, intermediário e superior. Cabe ao consumidor, além de desfrutar destas garantias, ser responsável pela manutenção da habitação. Já os construtores devem projetar e executar as obras atendendo à Norma, além de arquivar documentações sobre o projeto e realizar um controle dos materiais utilizados, para informar ao comprador do imóvel.

Segundo o assessor técnico e de qualidade da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Antônio Carlos Pimenta, para os fabricantes de cerâmica vermelha a norma deve ter um impacto positivo, pois o setor já tem seus produtos padronizados em todo o Brasil. “Existem normas técnicas para os blocos cerâmicos, tijolos maciços, telhas, tubos e elementos de enchimento de laje, além de uma norma específica para construções de alvenaria estrutural com blocos cerâmicos, a NBR 15.812”, afirma.

Para ele, outro aspecto interessante dos produtos cerâmicos é a sua alta durabilidade, comprovada por construções centenárias. “Isso além do baixíssimo impacto ambiental na sua fabricação, pois são produzidos a partir de materiais básicos, como a argila, e mesmo no seu descarte após utilização não têm potencial agressivo ao meio ambiente, não são tóxicos e não produzem fumaça sob o fogo”, explica.

Durante a fase de elaboração de seus projetos, as construtoras podem consultar estas normas do setor cerâmico e solicitar produtos que atendam seus projetos. Um exemplo típico é a especificação de um bloco cerâmico que atenda ao isolamento acústico e térmico das paredes do imóvel. Os ceramistas têm blocos de diversas dimensões, totalmente padronizados e que atendem a estes requisitos de isolamento.

Com a necessidade de especificar melhor os materiais adquiridos para as obras, as construtoras passaram a ser mais rigorosas com a qualidade dos produtos  que compram, optando por produtos de cerâmica que participam do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) dos blocos e telhas cerâmicas do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação (PBQP-H), do Ministério das Cidades. Os produtos destas cerâmicas são adequados às normas técnicas vigentes ao setor e certamente atenderão aos requisitos das construtoras.

Para mais informações sobre os PSQs de blocos e telhas, visite o site da Anicer.

Sindicer dá início à negociação da CCTSindicer Oeste apresenta case de sucesso em Florianópolis