SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Sindicer Oeste comemorou 23 anos

Indústrias cerâmicas do Oeste se destacam por serem as únicas a possuírem certificação pelo Inmetro

clique para ampliar clique
               para ampliarSindicato completou 23 anos (Foto: Divulgação)

O Sindicer Oeste comemorou 23 anos de criação em 2013, no dia 21 de maio, no Sebrae de Cascavel. Com uma trajetória ascendente e conquistas a comemorar, o evento contou com palestra sobre Normas de Desempenho da Construção Civil e Cerâmica Sustentável é Mais Vida, ministrada pelo assessor técnico e da qualidade da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Antônio Carlos Pimenta.

Com sede em Nova Santa Rosa, município com pouco mais de 7,5 mil habitantes e área que não ultrapassa 205 quilômetros quadrados, o Sindicer reúne 40 pequenas indústrias do setor localizadas principalmente nos municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. Somente na pequena cidade-sede do sindicato, são oito associadas.

Há cerca de dez anos, de acordo com o consultor do Sebrae PR, Volmir Valentini, grande parte das cerâmicas e olarias da região não tinha muitas perspectivas de crescimento ou de longevidade. Muitos empresários ainda viviam da agricultura como principal fonte de renda. Mas, com o tempo, as empresas tornaram-se destaque em todo o Paraná. “Atualmente, as cinco únicas empresas paranaenses do setor certificadas pelo Inmetro são da região e associadas ao sindicato. Isso é resultado da força do Sindicer, da participação efetiva dos empresários e do apoio técnico e de gestão de entidades que levaram qualidade e inovação às pequenas olarias e indústrias cerâmicas”, enfatiza Valentini.

O resultado do trabalho ao longo do tempo, segundo ele, foram empresas mais competitivas e um sindicato mais atuante e organizado, tanto que, no ano passado, recebeu da Anicer o convite para abrigar, em sua sede, a Coordenação Estadual do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).

O evento será realizado das 8h30 ao meio-dia, no Sebrae, que está localizado na Rua Avenida Presidente Tancredo Neves, 1262, Cascavel.

Evolução - Para o presidente do Sindicer Oeste, Reinaldo Jorge Scherer, a união ajudou a fortalecer o mercado e o produto. “Logo nos primeiros anos, passamos a perceber a transformação dentro das empresas, em processos, gestão, produção e controle. Em paralelo, o sindicato continuava a buscar parcerias e, com isso, fortalecíamos o setor. Nossas empresas puderam se firmar e investir cada vez mais em qualidade, levando a cerâmica vermelha para o conhecimento e reconhecimento do mercado”, assinala.

A partir de 2007, o sindicato passou a fazer parte do Projeto Obra Nota 10, iniciativa que une a cadeia produtiva da construção civil no oeste do Paraná e busca desenvolvimento para o setor como um todo, qualificando profissionais e empresas. “Com o Obra Nota 10, ficamos mais próximos das construtoras, empreiteiras, do setor como um todo. Esse fator alavancou as empresas associadas ao Sindicer Oeste, levando a credibilidade dos nossos produtos e processos para os elos do setor”, declara Scherer.

Na avaliação da administradora no Sindicer Oeste e coordenadora do PSQ no Paraná, Adriana Bayer, o aperfeiçoamento das cerâmicas e olarias que participam do sindicato é constante. “Nos orgulha saber que estamos avançando rumo à qualidade e o respeito às normas técnicas. Assumimos não só um desafio, mas temos à frente uma nova possibilidade de comprovar que a cerâmica vermelha é a melhor e mais barata alternativa construtiva para os investimentos do Governo Federal e dos Estados, bancos públicos e privados”, indica.

Na coordenação estadual, Adriana acompanha o processo de implantação do PSQ em todo o Paraná; identifica as reais necessidades e anseios do setor junto ao Programa; orienta e o auxilia nas ações de combate à informalidade, diretriz esta tomada junto aos outros três sindicatos do Estado; apoia na divulgação do PSQ; participa de reuniões semestrais de avaliação; dentre outras ações.

Contribuição Sindical possibilita maior oferta de serviçosSindicer dá início à negociação da CCT