SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Sindicato realiza palestra na Unioeste

Entidade levou abordagem sobre vivência e melhorias do setor durante 10ª edição da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil

clique para ampliar clique para ampliarAuditório ficou lotado para palestra realizada pelo Sindicer Oeste com consultor da Anicer, Antônio Carlos Pimenta Araújo (Foto: Divulgação)

O Sindicer Oeste ofereceu no dia 2 de agosto a palestra "Alvenaria Estrutural, Avaliação do Ciclo de Vida e Desempenho dos Materiais Cerâmicos na Construção Civil". A apresentação ocorreu durante a 10ª edição da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O objetivo foi dar oportunidade de conhecimento técnico sobre o trabalho desenvolvido pelas indústrias cerâmicas qualificadas da região.

O palestrante convidado foi o consultor da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Antônio Carlos Pimenta Araújo. De acordo com o presidente do Sindicer Oeste, Reinaldo Scherer, a Anicer é responsável pela qualificação da cerâmica vermelha no país. "Temos 14 empresas do sindicato trabalhando para atingir o Programa Setorial de Qualidade (PSQ). Conhecemos as vantagens e a importância da normatização e queremos que esse trabalho seja visto por todos. Nossas indústrias estão aprimoradas, organizadas e preocupadas com questões ambientais", enfatiza Scherer.

Certificação - O encontro ocorreu entre os dias 30 de julho e 3 de agosto e contou com um estande da entidade sindical com orientações sobre os processos de produção da cerâmica. "No estande, mostramos os processos de fabricação da cerâmica vermelha, algumas informações e certificações com vídeos e informativos. Na palestra, o participante teve acesso às especificações, parte técnica e normatizações do produto", explica Scherer.

Para o consultor do Sebrae PR, Volmir Valentini, o evento proporciona que os futuros engenheiros civis conheçam a qualidade dos produtos das cerâmicas associadas ao sindicato. "O Sebrae PR assessora o Sindicer Oeste desde 2006 na busca pela qualificação de suas indústrias, o que tem surtido resultados fantásticos quanto a programas de qualidade e, em decorrência, certificações. Assim, o contato com seus stakeholders, sejam alunos, lojas de materiais de construção, engenheiros civis ou arquitetos, é válido, estimula a busca por mais informações e pode gerar novos negócios", aponta o presidente do sindicato.

Sindicer Oeste realiza negociação salarialSindicer convida associados a participar de eventos do setor