SINDICER OESTE PR

Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e de Olarias no Estado do Paraná

Encontro discute cerâmica vermelha: desafios e perspectivas do setor

Reunião contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo

clique para ampliar clique para ampliarO presidente da Fiep, Edson Campagnolo, a executiva, Adriana Bayer, e o presidente do Sindicer Oeste, Reinaldo Scherer (Foto: Divulgação)

No dia 17 de fevereiro foi realizada uma reunião com o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e entidades sindicais do segmento de cerâmica vermelha para discutir estratégias para o desenvolvimento do setor. Na ocasião, os sindicatos apresentaram dados sobre o segmento no estado e mostraram algumas reivindicações. Políticas para incentivar e utilizar melhor o Laboratório de Cerâmica Vermelha do Senai, localizado em Ponta Grossa, também foram debatidas. O Sindicer Oeste foi representado pelo presidente, Reinaldo Scherer, e pela executiva do sindicato, Adriana Bayer. Participaram também do encontro representantes do Sindicer Norte, do Sindicer PR e do Sindicer Centro Sul.

Para a ocasião, os quatro sindicatos fizeram um amplo levantamento da atual condição do segmento no estado, o que resultou na elaboração de um diagnóstico. De posse dessas informações, o objetivo é criar estratégias para o desenvolvimento do setor. Isto inclui a ampliação da oferta de cursos em parceria com o Sesi e o Senai, além da divulgação das qualidades do produto cerâmico e a intensificação de campanha voltada ao consumidor final. Uma das propostas traz a parceria com cursos de Engenharia Civil das universidades locais. Com foco em sustentabilidade, a ideia é destacar a durabilidade e capacidade de isolamento térmico, o que torna os produtos apropriados para edificações.

"A reunião foi de suma importância porque apresentou à diretoria da Fiep a realidade da indústria cerâmica no Paraná, bem como a representação desse setor na economia do estado. Além disso, foi uma grande oportunidade de reunir lideranças e apresentar as necessidades do setor", afirmou Adriana Bayer. A executiva destacou ainda que foi acordada a implantação de um grupo de trabalho com reuniões periódicas para discutir os planos de ação e solucionar necessidades do segmento. O primeiro encontro do grupo ficou marcado para o mês de abril, durante a 8ª Feira Eletromecânica e Construção Civil, em Londrina.

Sindicer Oeste programa ações para 2012Sindicer Oeste realiza workshop sobre tendências