SINDICER NORTE

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção de Jataizinho e Região

Vacina da gripe reduz número de faltas ao trabalho

Sesi está promovendo a edição 2015 da campanha de vacinação contra a doença, com a oferta de 250 mil doses para os trabalhadores das indústrias paranaenses

clique para ampliarVacina é uma das principais tecnologias sociais para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida (Foto: SMCS/Prefeitura de Curitiba)

Ações de qualidade de vida e promoção de saúde têm resultado direto na produtividade da indústria, com a diminuição do absenteísmo (falta no trabalho) e do presenteísmo (quando o trabalhador vai para a empresa, mas não consegue exercer sua atividade em função da doença). Entre as ferramentas importantes neste sentido está a vacinação contra a gripe.

Os empregados vacinados têm menos chances de desenvolver os sintomas decorrentes dos vírus da gripe. “A vacina contra a gripe é uma estratégia importante para reduzir as faltas ou o presenteísmo. A vacina - de um modo geral - é uma das principais tecnologias sociais para a prevenção de doenças”, salienta Ademir Vicente da Silva, gerente de qualidade de vida do Sesi.

Para comprovar esta posição, ele cita um estudo do médico do trabalho Eduardo Arantes - uma das referências no setor - que mostra que, para cada R$ 1 investido em vacina, a empresa possui um retorno de R$ 3,50 com a redução do absenteísmo. “Este é um estudo de caso e o resultado pode variar, mas é uma boa referência do resultado positivo que a vacina gera”, afirma Silva.

A vacina tem um período de maturação de 15 dias para criar a proteção necessária contra o vírus da gripe. “Muitas pessoas falam que tomam a vacina e ficam gripados dias depois. Mas a vacina ainda não fez efeitos. O que pode acontecer é a pessoa já ter o vírus incubado antes de tomar a vacina”, destaca o gerente.

Campanha

Diante da importância da prevenção da gripe, o Sesi realiza em todo o estado uma campanha de vacinação para as indústrias. As interessadas se cadastraram durante o mês de março pelo site do Sesi (www.sesipr.org.br) ou pelo telefone 0800-666-2020. O prazo para habilitação vence no dia 27 de março. A expectativa da organização é atender 1,7 mil indústrias com 250 mil doses. A aplicação da vacina vai acontecer tanto em locais específicos quanto nas próprias indústrias, dependendo do número de funcionários atendidos.

O Sesi subsidia parte do custo da vacina, cujo valor de aquisição é de R$ 38. No entanto, para o trabalhador da indústria, será cobrado R$ 22,50 já com a aplicação. Os valores podem ser pagos pela empresa, como forma de política de prevenção e promoção de qualidade de vida, ou posteriormente descontados em folha. A vacina protege contra os três vírus Influenza (causador da gripe) com maior ocorrência no hemisfério sul.

Brasil ocupa últimas posições no ranking da produtividadeProjeto "Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná" vai detectar novos rumos da indústria paranaense