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Videoconferência debate implantação do eSocial

Cerca de três mil pessoas acompanharam no dia 14 de novembro o seminário sobre eSocial, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná e outras 14 entidades

clique para ampliar>clique para ampliarVieoconferência foi vista em 26 municípios do Paraná (Foto: Mauro Frasson/Fiep)

Cerca de três mil pessoas acompanharam no dia 14 de novembro o seminário sobre eSocial, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná e outras 14 entidades.
O seminário, que tratou da nova ferramenta a ser utilizada na informação de dados e que entrará em vigor para todas as empresas a partir do primeiro semestre de 2014, foi realizado no auditório Mario de Mari, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR) e transmitido por videoconferência para 26 cidades do estado, segundo informações da Fiep.

O coordenador do Sistema de Fiscalização da Receita Federal, Daniel Belmiro Fontes, detalhou cada etapa para a implantação do eSocial e também tirou dúvidas dos participantes. Segundo Belmiro, o principal problema do novo sistema será a criação de processos e cultura organizacional. “A pesquisa que realizamos revelou que, para a maioria dos entrevistados, o grande desafio será criar processos internos, com boa governança, e desenvolver uma cultura de trabalho integrado. Conseguir reunir dados de diversas origens num mesmo local será o maior problema no processo de adoção do e-social”, explicou.

A implantação do eSocial será escalonada, de acordo com o perfil de cada empregador. Entre os primeiros a se adaptar estão as empresas de grande porte, que devem iniciar seu cadastramento no novo sistema em janeiro de 2014. Os empregadores domésticos, os trabalhadores rurais e as empresas que se encaixam no Simples deverão se adequar ao e-Social no segundo semestre de 2014.

O lançamento das informações no sistema será feito por etapas – começando pelo cadastramento de cada funcionário. A segunda fase prevê o registro das informações relacionadas à inclusão de eventos trabalhistas – como férias, afastamento, mudança de salário. Os últimos dados a serem lançados devem ser referentes à folha de pagamento.

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