SINDICER NORTE

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção de Jataizinho e Região

Cerâmica Vermelha: desafios e perspectivas do setor

Reunião para apresentação do segmento contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes do Sindicer Norte apresentam demandas (Foto: Divulgação)

No dia 17 de fevereiro foi realizada uma reunião com o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, autoridades e entidades sindicais do segmento de Cerâmica Vermelha para debater estratégias para o desenvolvimento do setor.

Entre os presentes, estavam o diretor regional do Senai, Marcos Secco; o superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares; o superintendente corporativo do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin; o assessor da presidência da Fiep, João Arthur Mohr; o conselheiro da presidência da Fiep, João Barreto Lopes; o coordenador dos Conselhos Temáticos, Eduardo Knechtel; o gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Bueno; o gerente de Inteligência de Mercado, Dongley Picanzo Martins; o presidente do Sindicer Oeste-PR, Reinaldo Scherer; a executiva do Sindicer Oeste-PR, Adriana Bayer; a coordenadora de Desenvolvimento da Fiep; Milene Gelenski; o executivo do Sindicer-PR, Donizeti Pereira da Mota; e o presidente do Sindicer-PR, Daniel Wosniak. O Sindicer Norte/PR foi representado pela diretora da Fiep Salete Gauginski e pelo executivo, Elidio Carlos Curi de Macedo.

Perfil do setor - Os três sindicatos detalharam aos presentes o setor de Cerâmica Vermelha, trazendo informações como características da Cerâmica Vermelha no Paraná, número de empresas, empregos gerados, bem como evolução dos preços. Também foram apresentados dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamanco), que apontam que o setor de construção brasileiro no segmento de comércio de materiais responde por 0,5% do PIB brasileiro. Dessa parcela, as lojas de materiais de construção de pequeno e médio portes são responsáveis por cerca de 77% da movimentação do mercado e, ao contrário do que se imagina, a compra dos materiais de construção pelas construtoras representa apenas 23% dos produtos fabricados pelo segmento. "Mostramos o perfil da indústria cerâmica no Estado e, a partir de agora, a Fiep poderá traçar estratégias mais acertadas para o desenvolvimento do setor", afirmou a diretora da Fiep e advogada do Sindicer Norte/PR, Salete Gauginski.

De posse dessas informações, o objetivo é a elaboração de um diagnóstico para criação de planos de ação que visem o desenvolvimento do setor. Isso inclui a oferta do Curso de Cerâmica Vermelha no Senai/Ponta Grossa e maior participação dos sindicatos empresariais nas ações no Laboratório de Cerâmica Vermelha de Ponta Grossa. A entidade também está formatando uma oficina sobre Cerâmica Vermelha no Colégio Sesi/PR.

Disseminar vantagens da cerâmica - Outra sugestão resultante do encontro trata da realização de parcerias com cursos de Engenharia Civil para disseminar as vantagens do produto cerâmico, levando ao público as características sustentáveis da cerâmica. Além da durabilidade e capacidade de isolamento térmico, os produtos são apropriados para apropriados para edificações, uma vez que reúnem condições para economia de energia, resfriamento das unidades habitacionais. Paralelamente a isso, o setor pretende desenvolver uma campanha estadual voltada ao consumidor final com foco na qualidade do produto cerâmico, cujo tema será apresentado no Fórum Setorial da Cerâmica Vermelha.

A reunião também serviu para apontar a necessidade de elaboração de um projeto de isenção de ICMS e análise tributária do setor cerâmico, com a proposta de criar um planejamento tributário para as empresas. Ficou acertada ainda a implantação de um grupo de trabalho com reuniões periódicas para discutir os planos de ação e solucionar necessidades dos empresários. O primeiro encontro do grupo ficou marcado para o mês de abril, durante a 8ª Feira Eletromecânica e Construção Civil, em Londrina.

Sindicer Norte apoia programa de inovação do SebraeLondrina sedia primeira reunião da Câmara Setorial da Cerâmica Vermelha