SINDICER NORTE

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção de Jataizinho e Região

Sindicer Norte comemora inauguração do Colégio Sesi de Ortigueira

Alunos terão acesso ao ensino fundamental e a cursos profissionalizantes

Ortigueira recebeu, no dia 14 de março, um impulso para a qualificação da indústria local. Foi inaugurado o Colégio Sesi, ensino inovador voltado aos filhos de trabalhadores das indústrias e comunidade para todas as séries do Ensino Médio Regular.

A instalação do Colégio Sesi na região é resultado de uma ação do Sindicer Norte, que elaborou o projeto junto ao Sesi e conseguiu uma área para a construção com a prefeitura de Ortigueira.

A unidade já conta com 50 alunos, divididos em duas turmas. Após processo seletivo realizado em fevereiro, alguns os aprovados receberam uma bolsa integral por três anos. No próximo ano, ampliando sua abrangência, o Colégio Sesi de Ortigueira também oferecerá cursos profissionalizantes.

"Esse projeto foi uma iniciativa do Sindicer Norte que tem como meta o desenvolvimento das cidades pertencentes a sua base territorial", afirma Elidio Curi de Macedo, assessor executivo do Sindicato. A escolha de Ortigueira aconteceu porque a cidade apresenta o menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná.

Ele acredita que a mudança no perfil da cidade deve começar pela educação. Por isto foi considerada uma grande vitória a inauguração do Colégio na cidade, assegurando que a unidade trará reflexos positivos para toda a região. "O Colégio Sesi contribuirá para a transformação na maneira de ser, agir e pensar dos jovens, despertando o senso de empreendedorismo", avalia Macedo.

O Colégio Sesi prepara profissionais aprimorados para as indústrias. A metodologia é inovadora, voltada ao desenvolvimento de competências técnicas, à formação plena do jovem como cidadão e à iniciação ao empreendedorismo. Por meio de uma parceria com o Senai Paraná, o jovem pode escolher o curso profissionalizante que corresponde às suas aptidões e cursá-lo de forma concomitante.

Associada do Sindicer Norte é premiada