Sindicato da Madeira de União da Vitória

Paraná quer efetivar uma política florestal

Entidades do setor demonstraram ao governador Beto Richa a importância da atividade florestal para o Estado

clique para ampliar clique para ampliarEncontro de representantes de entidades florestais com governador Beto Richa (Foto: Orlando Kissner)

O governo deu mostras de que deseja fortalecer o setor florestal do Paraná ao criar o grupo de trabalho que vai elaborar um plano de desenvolvimento do setor no Estado. Durante o encontro realizado no Palácio das Araucárias no dia 17 de maio, o governador Beto Richa recebeu um diagnóstico com a importância e perfil do segmento para o Paraná. O grupo será coordenado pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e terá participação de representantes indicados pelas entidades e empresas do setor produtivo florestal.

"Foi um importante passo para o Estado. O Paraná já possui um marco regulatório que inclui uma política florestal. No entanto, não existe, nem foi proposta, nos últimos anos, uma estruturação clara dos procedimentos a serem adotados para efetivar os instrumentos dessa política", explica o presidente da STCP Engenharia de Projetos, Joésio Siqueira. A pedido da Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), a empresa formulou o diagnóstico do setor no Estado.

Para o presidente da Apre, Carlos Mendes, o encontro com o governador foi produtivo. "A estruturação da política florestal trará impactos relevantes, pois temos no Estado do Paraná uma das melhores condições de crescimento de florestas de pinus e eucaliptos, temos tecnologia de formação de floretas de alto nível, bons programas de fomento", diz Mendes. "O que as empresas precisam é o direcionamento do desenvolvimento florestal e industrial do setor", completa. O projeto não terá custo para o governo.
Richa disse que o governo está aberto para sugestões de todos os setores da sociedade, principalmente do setor produtivo, e reconhece a importância do segmento florestal. "A diretriz de governo é conversar com todos os setores e aproveitar as melhores oportunidades de crescer e se desenvolver, gerando riqueza e empregos para os paranaenses, melhorando a infraestrutura e a qualidade dos serviços públicos", disse o governador. "Temos a ideia de desenvolver novos maciços florestais para recuperar áreas de pastagens degradadas existentes principalmente no Noroeste do Estado, e podemos estender a perspectiva a todas as regiões", afirmou.

Veja mais detalhes da pesquisa aqui

Justiça paulista concede liminares contra o plantio de eucaliptoComitiva do Sindicato volta motivada da Ligna