Sindicato da Madeira de União da Vitória

Os pequenos têm força na indústria da madeira no Paraná

Setor madeireiro do Estado é praticamente formado por micro e pequenas empresas e o desdobramento da madeira é a principal atividade

O setor Madeireiro do Paraná conta com 2.209 estabelecimentos, o que corresponde a 15,04% da indústria nacional do setor. As microempresas são predominantes no setor, com 82,89% dos estabelecimentos, seguidas por empresas de pequeno porte (14,62%), ou seja, 97,51% das indústrias madeireiras do Estado são consideradas de porte pequeno. A soma das médias (2,31%) e grandes (0,18%) não chega a 3% das empresas instaladas no Paraná.

O segmento de desdobramento de madeira representa a maior parte das atividades do setor, chegando a 48%. Seguem os segmentos de chapas (18%), madeira para construção (13%) e embalagens (4%).

Os principais polos do setor se encontram em União da Vitória, Rio Negro e sudoeste do Paraná. As vendas industriais em 2010 do setor Madeireiro foram de R$ 4,95 bilhões, o que significa 30,61% das vendas nacionais.

Empregos - O Paraná é responsável por 19,39% dos empregos formais gerados no setor madeireiro do Brasil, com 37.398 postos de trabalho. O que reforça o papel das micro e pequenas indústrias de madeira para o Estado.  A massa salarial em 2010 fechou em R$ 516,87 milhões, compondo cerca de 22% da média nacional.

Indústria moveleira tem espaço para crescerArauco vai investir R$ 275 mi para ampliar fábrica de MDF no Paraná