Sindicato da Madeira de União da Vitória

Indústria moveleira tem espaço para crescer

Programas do governo e boa fase da economia nacional são incentivos importantes

A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), prevê um crescimento de 10% no faturamento do setor para 2011 - volume pouco inferior à expansão de 13,3% (R$ 29,7 bilhões) registrada 2010. As vendas do setor Moveleiro do Estado representaram 16,04% do cenário brasileiro. A indústria moveleira deve se beneficiar dos reflexos de programas como o Minha Casa, Minha Vida, de financiamento habitacional, e do bom nível de emprego na economia para ampliar as vendas no mercado interno.

Para a indústria paranaense, os móveis para dormitório representam 15% da produção, enquanto colchões ficam com 14%, móveis para escritório 10%, para cozinha 9%, e estofados 5%.

O setor Moveleiro do Paraná é composto, na maior parte (84,46%) por microempresas, enquanto as pequenas representam 11,88%, as médias 3,33% e, por fim, as grandes com 0,33%. No total, são 2.325 estabelecimentos, tendo como principais polos Arapongas, Rio Negro e Ponta Grossa. No cenário nacional, o Paraná é responsável por 13,82% do número de estabelecimentos do país.

Empregos - O Estado gera 36.082 empregos formais - 15,42% dos números nacionais do setor. A massa salarial de 2010 foi de R$ 355,92 milhões, o que representa 12,78% do montante do País.

China mostra as garras no mercado paranaenseOs pequenos têm força na indústria da madeira no Paraná