Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Grupo de trabalho discute terminologia da norma do wood frame

Comissão de Estudos da ABNT, que discute o desenvolvimento da norma para o wood frame, se reuniu em 18 de agosto

clique para ampliarReunião determinou terminologias do wood frame (Foto: Divulgação)

O Grupo de Trabalho da Comissão de Estudos da ABNT, que discute o desenvolvimento da norma para o sistema construtivo wood frame, se reuniu novamente no Campus da Indústria, em Curitiba, no dia 18 de agosto. A comissão definiu o escopo da parte 1 da norma e avançou no debate da terminologia. O escopo sugerido pelo grupo para esta seção da norma ficou redigido da seguinte forma: "Define os termos usualmente empregados em sistemas construtivos wood frame bem como a simbologia aplicada quando do projeto".

No próximo encontro, agendado para a segunda quinzena de setembro, haverá a continuidade dos trabalhos em relação à terminologia. Também está na programação os escopos relativos à parte 2, que trata de projeto e execução de casas e sobrados com até dois pavimentos ou 12 metros de altura; parte 3, sobre requisitos e critérios de desempenho; parte 4, que fala sobre métodos de avaliação e controle na qualidade da montagem; e parte 5, sobre wood frame para edificações mistas, projeto e execução de edificações de até cinco pavimentos e requisitos e critérios.

O presidente do SINDIMADEIRA-PG, Leonardo Puppi, participou do encontro e considerou positiva a reunião. Segundo ele, a normatização é fundamental para dar início a todo processo. “Um dos objetivos é atender a demanda com qualidade, com economia e utilizando materiais de baixa emissão de carbono. Após a normatização serão debatidos outros aspectos, como dimensões e resistência”, comentou.

O Grupo de Trabalho espera que a proposta do texto da norma técnica seja concluída até o início do segundo semestre do ano que vem. As atividades do grupo tiveram início em junho de 2016, após a instalação da Comissão de Estudos no âmbito da ABNT para desenvolvimento da norma do sistema construtivo wood frame. A comissão conta com representantes de diferentes entidades e grupos, como a Comissão Casa Inteligente da Fiep, Sinduscon-PR e Abimci.

Setor madeireiro de Ponta Grossa fecha CCT após série de reuniõesInovação pauta discussões do 7º Congresso Nacional Moveleiro