Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Presidente alerta para problemas da economia e os impactos no segmento

Sindimadeira/PG demonstra preocupação com seu setor produtivo e encaminha aos associados questionário sobre o tema. Levantamento vai auxiliar na proposta de ações para as indústrias

clique para ampliarPresidente está preocupado com os impasses na economia (Foto: Agência Fiep)

O SINDIMADEIRA/PG encaminhou aos seus associados um questionário a fim de descobrir os itens que terão mais impactos provocados pelos ajustes fiscais promovidos pelos governos estadual e federal. Segundo o presidente do sindicato, Joselito Przybzlovicz, a iniciativa vai ao encontro do que o momento exige. “Como o mercado está mais complicado, está mais difícil negociar ou repassar os preços. A margem de lucros está reduzida e temos sofrido um impacto grande por meio dessas medidas. As empresas já têm sentido essa dificuldade”, comentou.

Joselito acredita que as questões ligadas à área energética devem exercer uma grande pressão no setor. “O ICMS, o preço dos combustíveis, o aumento do IPVA, principalmente para quem tem frota, e a energia são os itens que mais provocam impactos, mas vamos aguardar essa pesquisa e discutirmos o assunto de forma conjunta”, explicou.

Estes temas também estão sendo discutidos no âmbito da coordenação da Fiep. “Com a alta do dólar, também precisaremos de cautela. Teremos mais dois ou três meses para um diagnóstico melhor e mais preciso. Vamos ver o que essa alta vai impactar no custo e seus reflexos”, avaliou.

Além dos reajustes previstos para abril, o aumento da tarifa da água, a desoneração das folhas de pagamentos e outras medidas que atingem os insumos e matérias-primas também devem provocar mais impacto na produção.

Setor moveleiro está preocupado com a crescente informalidadeTreinamento alerta sobre como evitar problemas com as leis trabalhistas