Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor moveleiro está preocupado com a crescente informalidade

Estudo mostra que há uma necessidade maior de profissionalização para que toda a cadeia seja fortalecida

clique para ampliarInformalização preocupa setor madeireiro (Foto: Agência Fiep)

A preocupação com a crescente informalidade no setor, novidades sobre o projeto Brazilian Furniture e as novas possibilidades para os produtores moveleiros foram debatidas durante a primeira reunião de 2015 da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), realizada em Curitiba no fim de fevereiro.

Criado em 1998, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto Brazilian Furniture tem como proposta a capacitação das empresas brasileiras para a inserção no mercado internacional. Em 2014, o projeto contou com a participação de 48 empresas dos segmentos de móveis para cozinha, salas, dormitórios, estofados, alta decoração e escritórios. Os mercados-alvo trabalhados foram Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, México, Panamá e Peru.

Um estudo interno sobre a informalidade crescente no setor, porém, está chamando a atenção das entidades representativas. O presidente da Abimóvel, Daniel Lutz, se mostra preocupado. “Temos em mãos um material muito rico, que merece uma avaliação mais profunda. Precisamos pensar no que pode ser feito a respeito, sem que ninguém saia prejudicado. Não queremos a exclusão, mas a profissionalização de todos, para que o setor ganhe mais força”, avaliou Lutz.

Participaram do encontro representantes de sindicatos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Com informações da Agência Fiep

Recobrança da Contribuição Sindical acontece até 20 de abrilPresidente alerta para problemas da economia e os impactos no segmento