Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Sindicato da Madeira de Ponta Grossa propõe alterações no Plano e é atendido

Sindimadeira se reuniu com os associados para debater o assunto

clique para ampliar>clique para ampliarSindimadeira apresentou diversas sugestões (Foto: Julio Cesar Lima)

O Sindimadeira PG encaminhou uma série de sugestões ao grupo técnico do Senai, que produziu o Plano de Logística Reversa para os setores de Madeira e Móveis, após uma discussão com seus associados. O Senai considerou-as importantes e realizou algumas mudanças em determinados itens. Abaixo, algumas dessas alterações no texto final. Entre elas, a eliminação de metas do plano ainda neste ano.

- Diminuir os percentuais para 25 ou 20% no ano de 2014.

Alteração Realizada: Não existem mais metas previstas para 2014 que estabeleçam percentual superior a 20%.

- Item 1.d: Ao invés de fazer apenas manual ou encarte, fossem também informadas na Nota Fiscal eletrônica, pois há um campo para isso.

Alteração Realizada: Esta questão poderá ser aprofundada quando da estruturação do sistema de logística reversa.

- Item 2.a: Haveria uma implicação dos sindicatos em implementar os PGRS nas empresas.

Alteração Realizada: A indicação de uma macro-meta que trata da gestão dos resíduos sólidos possibilita aos sindicatos mover ações de sensibilização ao tema e paralelamente estabelecer parceiras que devem facilitar a adoção desta prática pelas empresas associadas. Não existe uma relação de corresponsabilidade no que tange a esta meta.

- Item 3.b e c: Essas associações vão precisar ceder para as empresas os certificados de destinação final.

Alteração Realizada: Todas as empresas que serão parceiras devem ser homologadas e estar com todas as documentações.

- Item 3.d: Incluir nas metas: trituração.

Alteração Realizada: Já foi incluso.

Setor de madeiras e móveis protocola Plano de Logística Reversa na SemaEmpresas têm até 21 de março para entregar informações da RAIS