Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Agência da Madeira participa da Expo Madeira & Construção

Evento vai promover uso da madeira de floresta plantada na construção civil

clique para ampliar>clique para ampliarSetor quer ampliar uso da madeira na construção civil (Foto: Divulgação)

A Agência de Desenvolvimento da Madeira será uma das participantes da Expo Madeira & Construção, que será realizado de 2 a 4 de dezembro, em Curitiba. Representante de 13 municípios da região do médio Tibagi, no Paraná, a entidade quer mostrar à cadeia da construção civil todo o potencial da indústria madeireira.

Conforme os organizadores do evento, um dos objetivos é levar ao conhecimento de engenheiros, arquitetos, construtores, designers, incorporadoras e o público em geral, soluções em sistemas construtivos que empregam a madeira de floresta plantada de forma estrutural e decorativa. Para isso, será possível visualizar as vantagens e os benefícios do uso de produtos industrializados de madeira na construção.

Segundo o diretor executivo da Agência, Manoel Moreira, há um conceito no país que não valoriza a madeira na construção civil e isso pode estar relacionada aos estudos de base da Engenharia. “As escolas de Engenharia e Arquitetura têm a cultura da madeira como cadeira optativa e isso seria um dos motivos para que não termos avançado nesse setor  em termos de construção civil. O que vemos é uma cultura ligada às construções de alvenaria”, comenta.

Moreira também aponta uma discrepância entre o uso da madeira nas construções do Brasil e do exterior. “Nos Estados Unidos as casas são em quase sua totalidade de madeira, com exceção dos grandes centros; já na Europa são de alto padrão e infelizmente aqui no Brasil há a cultura de que elas representam um baixo padrão, quando na realidade isso deveria ser pensado de outra forma”, lembra.

Com o objetivo de propor ações para promover o desenvolvimento da indústria da madeira na região, há dois anos a Agência trabalha para atrair novas empresas para essas localidades e incrementar o cluster madeireiro. No estande que será montado na feira será possível conhecer todo o trabalho desenvolvido pela agência e as empresas parceiras.

O programa foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, que buscou parcerias com a Klabin e outras oito empresas patrocinadoras, a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná (SEPL), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras dos municípios envolvidos. A agência é uma organização privada, de interesse público, sem fins lucrativos.

As inscrições para a Expo Madeira & Construção e o Simpósio Madeira & Construção devem ser feitas pelo site www.expomadeira.com.br  O evento será realizado no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba (PR).

Videoconferência debate implantação do eSocialAção tenta eliminar na Justiça multa de 10% do FGTS