Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Setor madeireiro acredita em melhora a partir de 2013

Aumento do dólar anima madeireiras, porém recuperação do setor depende da desoneração da folha de pagamento

A valorização da moeda norte-americana frente ao Real trouxe novo ânimo ao setor madeireiro. As indústrias, que sobreviveram à crise econômica de 2008, acreditam que com o dólar acima de R$ 2 será possível reativar as exportações, porém a partir de 2013. Mas esse é apenas o primeiro passo. O segundo é a desoneração da folha de pagamento, reivindicação que há algum tempo vem sendo levada ao governo federal.

De acordo com o presidente do Sindicato da Madeira em Ponta Grossa, Joselito Antônio Przybzlovicz, a desoneração é imprescindível para a redução dos encargos trabalhistas. "A madeira serrada precisa da desoneração que foi concedida para a indústria moveleira e de chapas de madeira. Esta medida é de extrema necessidade para que o nosso produto se torne competitivo lá fora, e mesmo com a desoneração a retomada do mercado será gradativa. Acreditamos que o impulso virá após um ano da implantação da medida. A alta do dólar é só o primeiro passo para o setor se recuperar", diz. Joselito dirige uma indústria de pallets e embalagens de madeira em Ponta Grossa.

O presidente lembra que entre 2008 e 2009, no auge da crise, muitas madeireiras fecharam as portas. "Não temos números exatos, mas foram muitos fechamentos e demissões. Menos de 10% das empresas que interromperam a produção conseguiram retomar as atividades", fala. Na época, o sindicato estimava a extinção de mais de 2 mil postos de trabalho. Hoje, são cerca de 80 empresas na região e em torno de 2 mil trabalhadores.

Perspectiva

Para o empresário do ramo, Ivo Brem, a tendência é de melhora no setor. "Acreditamos que com a alta do dólar o mercado sentirá uma recuperação, mas com a crise perdemos clientes no exterior. Não há consumo do nosso material em outros países", conta.

Segundo o empresário, muitas madeireiras perderam clientes para a China. "Eu exportei minha produção durante alguns anos, mas parei. Infelizmente, a China atrapalhou o mercado externo", relata. Ivo mantém uma fábrica de brinquedos educativos em Ponta Grossa.

Com a produção voltada para o Brasil, Ivo diz que mesmo produzindo apenas para clientes nacionais, a empresa encontra dificuldade. "Temos clientes no mercado interno, mas está muito difícil se manter. Precisamos de incentivos do governo", alerta.

Sindicato da Madeira de Ponta Grossa empossa novo presidenteCurso de marcenaria tem estrutura ampliada