Sindicato da Madeira de Ponta Grossa

Vendas no varejo caem após 9 meses de alta

12 de abril de 2011

As vendas no varejo brasileiro caíram em fevereiro na comparação mensal, após nove crescimentos seguidos.

A queda foi de 0,4 por cento em fevereiro sobre janeiro. Em relação a igual mês do ano anterior, no entanto, houve forte expansão, de 8,2 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Analistas ouvidos pela Reuters previam estabilidade mês a mês -com faixa de queda de 0,5 por cento a alta de 2,8 por cento-- e elevação anual de 8,8 por cento.

Em fevereiro sobre janeiro, apenas três dos 10 setores pesquisados tiveram aumento das vendas: Tecidos, vestuário e calçados, Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Combustíveis e lubrificantes. As maiores quedas foram Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3 por cento) e Veículos e motos, partes e peças (-1,1 por cento).

Na comparação anual, todos os setores registraram crescimento, com destaque para Móveis e eletrodomésticos (20,5 por cento) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3 por cento).

O IBGE acrescentou que a receita nominal do comércio ficou estável em fevereiro sobre janeiro e cresceu 13 por cento ano a ano.

Por Denise Luna e Pedro Fonseca

Fiep realiza 2º Congresso Moveleiro ParanaenseSindicato da Madeira de Ponta Grossa oferece curso de marceneiro