Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Queda nas vendas de materiais de construção

Retração alcançou 7% no mês de abril deste ano, na comparação com março

A Anamaco, entidade que representa o setor de varejo da construção, identificou uma queda nas vendas de materiais de 7% no mês de abril na comparação com março deste ano. O desempenho ficou 2% abaixo do registrado em abril de 2015. Com isso, o setor teve retração de 6% nos últimos 12 meses, e de 11% no acumulado do ano.

A região Sul do país teve um índice de 10% de queda nas vendas de materiais de construção em abril. Segundo a Anamaco, apenas a região Centro-Oeste apresentou crescimento no mesmo mês (2%).

Entre as categorias pesquisadas, as telhas de fibrocimento foram as que apresentaram maior queda no mês (-7%), seguidas pelas louças sanitárias (-6%), tintas (-5%) e revestimentos cerâmicos (-5%).

Para a Anamaco, tradicionalmente abril não é um bom mês para o setor. No entanto, o resultado no mês também reflete o atual cenário político e econômico do país. “Toda vez que temos um cenário como o atual, as pessoas tendem a segurar novos investimentos e a evitar gastos, com medo do futuro incerto. O bolso do consumidor é um só e nele nós concorremos com diversos outros setores como alimentos, vestuário, eletroeletrônicos”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Com informações da Anamaco

Definida programação do 7º Congresso Brasileiro de CimentoCusto da construção sobe 0,46% em abril