Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Projeto de Desenvolvimento de Mercado cumpre metas e alcança bons resultados

Alexsander Maschio, da ABCP regional sul, apresentou ações desenvolvidas durante encontro dos fabricantes de blocos de concreto de Curitiba e Região Metropolitana

O Projeto de Desenvolvimento de Mercado, iniciativa voltada para o setor de blocos de concreto, vem sendo aplicado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) - regional Sul - e Sindicaf-PR. Um balanço das ações realizadas foi apresentado por Alexsander Maschio, responsável pela ABCP no sul do país, durante o 9º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto de Curitiba e Região, realizado em agosto.

Entre março e julho de 2015, foram promovidas diferentes atividades, como reuniões técnicas com prefeituras e secretarias para o desenvolvimento de projetos de readequação urbana e treinamento de técnicos municipais. Houve encontros com gestores de Curitiba, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Campo Largo, Colombo, Paranaguá, Guarapuava, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.

Um dos exemplos da importância deste trabalho aconteceu em Balsa Nova, município da região metropolitana de Curitiba, onde está sendo desenvolvido um projeto piloto para readequação de uma via urbana, no qual está prevista a utilização de diferentes tipos de blocos de concreto. “A ideia é mostrar o bloco de concreto como uma solução. Este é um trabalho que gera resultados, mas não a curto prazo”, contou Maschio durante sua apresentação.

Também foram feitas capacitações específicas para técnicos de entidades e órgãos como Cohapar e ParanáCidade, além de palestra em eventos, como na Feira do Construtor. Outra ação já praticada foi a aproximação com as universidades que oferecem os cursos de arquitetura e engenharia. A equipe envolvida no Projeto de Desenvolvimento de Mercado participou de aulas e palestras, além de recepcionar estudantes em visita técnica. As grandes redes de varejo de material de construção também foram alvos de ações dentro do projeto, com capacitação de profissionais e de vendedores.

As próximas atividades, programadas para o segundo semestre, incluem aulas sobre alvenaria estrutural no curso de arquitetura na Universidade Federal do Paraná (UFPR); programação de visitas e palestras em outras instituições de ensino; participação no seminário Ruas do Futuro; palestras sobre alvenaria estrutural em Ponta Grossa, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral; elaboração de projetos de requalificação urbana para municípios da Região Metropolitana de Curitiba; capacitações para assentamento de pavimento intertravado; curso de capacitação para fabricantes; e mais treinamentos para vendedores de lojas de varejo.

Encontro discute mercado e promove capacitação para industriais do setor de blocos de concretoPor uma Fiep unida e mais forte