Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Encontro discute mercado e promove capacitação para industriais do setor de blocos de concreto

Evento foi promovido em agosto pelo Sindicaf-PR e Programa de Desenvolvimento Empresarial, com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

clique para ampliarclique para ampliarEsta foi a nona edição do encontro promovido pelo Sindicaf-PR e parceiros (Foto: Divulgação)

Industriais do setor de blocos de concreto de Curitiba e Região Metropolitana se reuniram, em agosto, para analisar o atual momento do mercado e a situação econômica do país. O encontro debateu as dificuldades e os desafios dos fabricantes, além de promover a capacitação dos participantes por meio de palestras e curso. O evento foi realizado pelo Sindicaf-PR e Programa de Desenvolvimento Empresarial, com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Segundo o executivo do Sindicaf-PR, Thomaz Javorski, o setor vem enfrentando um quadro de deterioração bastante intenso nos últimos anos, com o aumento da informalidade e do custo de produção. Dados apresentados por ele durante o encontro mostram que existiam 113 fabricantes de blocos de concreto em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Paraná em dezembro de 2012. Atualmente, há registro de 67 empresas na mesma área de abrangência. “A questão da informalidade está intensa em Colombo, por exemplo. Acreditamos que a mão de obra dispensada da construção civil está migrando para a fabricação de blocos, ainda mais que aquisição de algumas máquinas é relativamente fácil”, salientou.

Javorski ainda comentou que os industriais podem fazer indicações ao Sindicaf-PR sobre casos de informalidade - tanto de quem fabrica quanto de quem compra este produto, que não cumpre as exigências das normas de padrão de qualidade. “O sindicato pode notificar estas pessoas para trazer seus negócios para a formalidade. Concedemos o prazo de 30 dias para isto. Caso não ocorra a formalização, fazemos a denúncia formal aos órgãos responsáveis”, explicou.

Capacitação

Além do debate sobre o mercado, o encontro promoveu a capacitação dos industriais por meio da palestra “É na crise que se cresce! Novos modelos de negócios”, proferida por Davidson Deana, da Ethos Soluções. Ele também ministrou o curso sobre dimensionamento e execução de pavimento intertravado. Os participantes acompanharam ainda uma apresentação sobre perspectivas e tendências do mercado imobiliário em Curitiba.

Nova legislação muda regras para pensão por morte para cônjuges e para recebimento do seguro-desempregoProjeto de Desenvolvimento de Mercado cumpre metas e alcança bons resultados