Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Pavimento permeável pode evitar acúmulo de água da chuva em pisos externos

Empresa paranaense CCN Revestone lançou a linha Drenostone, com blocos que permitem a drenagem e que podem ser usados em qualquer obra

A empresa CCN Revestone, situada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, investiu dois anos no desenvolvimento de um bloco permeável de concreto para oferecer ao mercado brasileiro. A partir de uma amostra obtida por um arquiteto em uma obra no México, os profissionais da empresa investiram na pesquisa para a produção de um bloco que ajudasse a solucionar o problema de impermeabilização em algumas áreas, como pisos externos, que geram o acúmulo de água da chuva.

“Trabalhamos bastante até chegar a um produto que fosse drenante e resistente ao mesmo tempo. Foram dois anos de pesquisa até chegar a um produto de qualidade, que pudesse ser colocado no mercado”, explica Norton Roseira Gomes, sócio-diretor da CCN Revestone. Os blocos permeáveis, que integram a linha Drenostone, têm composição de concreto poroso altamente compactado. Eles permitem a passagem imediata de 80% a 90%, com resultados parecidos com o de um gramado aplicado para o mesmo fim.

De acordo com Gomes, o bloco permeável teria um bom resultado no calçamento público, sendo uma solução para muitas cidades. Além disto, o produto possui um apelo sustentável, pois não veda a permeabilidade do solo. “O bloco permeável ainda é uma novidade. Muitos profissionais ainda não conhecem o produto. Entre os arquitetos há receptividade muito grande”, comenta.

O sócio-diretor da CCN Revestone lembra que este tipo de bloco pode substituir o piso drenante com orifícios, que podem dificultar a passagem de pedestres pelo calçamento. “É um pavimento confortável para quem caminha e tem a função de drenar a água”, afirma. O bloco permeável está no mercado há um ano. A sua aplicação está mais concentrada no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Blocpar desenvolve tecnologia para Bloco Split FlutedSindicaf-PR apoia o 6º Encontro de Fabricantes de Concreto da Grande Curitiba