Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Blocos de concreto intertravados são usados para pavimentação de ruas

Experiência está sendo feita em obra na Região Metropolitana de Curitiba

clique para ampliar>clique para ampliarRua pavimentada com blocos de concreto em Colombo (Foto: Divulgação Sindicaf)

Os blocos de concreto intertravados estão sendo utilizados na pavimentação de ruas em obras realizadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A aplicação está em fase de experiência para identificação da viabilidade do uso deste tipo de bloco na pavimentação de vias urbanas. Um dos locais onde os blocos de concreto intertravados já está instalado é na região da Rua da Pedreira, em Colombo, região Metropolitana de Curitiba. “Esse é um trabalho do sindicato em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)”, explica Thomaz Javorski, executivo sindical do Sindicaf.

Representantes do sindicato fizeram a verificação dos blocos de concretos utilizados nas obras, visando garantir a qualidade do material usado e, consequentemente, um melhor resultado final. “A grande vantagem dos blocos intertravados na pavimentação é a durabilidade. O asfalto utilizado para esse fim possui uma camada entre quatro e cinco centímetros, enquanto o bloco tem oito centímetros e é feito de concreto, o que garante maior durabilidade”, afirma Javorski.

As obras na Rua da Pedreira e região estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento voltado especificamente para a Copa do Mundo, PAC da Copa 2014. Esta é uma intervenção de mobilidade urbana, entre Curitiba e Colombo. Os serviços iniciaram em março deste ano e estão em fase de execução. Com investimentos de R$ 26 milhões, a obra deve ficar pronta em abril do ano que vem. Além da pavimentação, estão sendo contempladas calçadas, também com a utilização de blocos, e instalação de rotatórias.

De acordo com Javorski, se for aprovada, a utilização dos blocos de concreto para pavimentaçãopode representar um novo nicho de mercado para o setor, aumentando as demandas pelo produto. Mas de nada adianta um trabalho de articulação para abrir mais um caminho para o setor se os empresários não produzirem os blocos de concreto conforme a padronização da ABNT. “Orientamos aos empresários para que busquem as normas porque o mercado pode se abrir e a qualidade do produto vai influenciar”, comenta.

Manual sobre espaços públicosProdutos devem ser identificados conforme exigências legais