Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Padronização das calçadas em Curitiba impacta empresas do setor

Programa de Controle de Qualidade do Sindicaf-PR ajuda a garantir o melhor produto final

A procura por materiais próprios para a construção das calçadas em Curitiba deve crescer diante da exigência da padronização adequada conforme o decreto 1066/06, que regulamentou a lei municipal de 2005 sobre o assunto. Os proprietários dos imóveis, responsáveis pela construção das calçadas, podem optar por três padrões diferentes, com blocos de concreto pré-moldado, pavers ou asfalto, sem ou com acabamento.

Apesar da lei ter oito anos, a exigência se intensificou há pouco tempo e por isso impacta o setor. Os produtos utilizados dentro dos três padrões estipulados são encontrados facilmente em lojas de materiais de construção. As normas estão disponíveis na Secretaria Municipal de Urbanismo. A construção ou a reforma da calçada depende de uma autorização da Secretaria, que posteriormente emite um certificado de conclusão da obra.

Para assegurar a escolha correta, o Sindicaf-PR está fiscalizando os pavers com o objetivo de garantir um melhor produto final. Essa ação está diretamente ligada com o Programa de Controle de Qualidade desenvolvido pela entidade, por meio da Comissão dos Fabricantes de Blocos de Concreto.

Fiscalização de pavers adequados às normas da ABNTPalestras abordam sistema construtivo com blocos de concreto