Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Redução do IPI ainda não é suficiente

Presidente do Sindicaf destaca que é necessário reduzir também os encargos trabalhistas

clique para ampliar clique para ampliarCimento aplicado em construção está isento de IPI (Foto: Divulgação)
Pesquisas mostram que o ritmo de vendas de materiais de construção no primeiro semestre de 2012 é mais forte do que no mesmo período do ano passado. Este crescimento ocorre principalmente pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os materiais. Pela tabela do Governo, o cimento aplicado na construção fica isento de IPI.

No entanto, para o presidente do Sindicaf, César Luiz Reuter, o aumento das vendas ainda não é suficiente. "É prioritária a prorrogação da redução do IPI referente à matéria prima, especialmente ao cimento. Desde janeiro o setor de artefatos de cimento não está tendo o desempenho que gostaríamos", conta.

Segundo ele, outra medida necessária para conter o desaquecimento do mercado é a redução dos encargos trabalhistas. "Com isso, a geração de empregos seria estimulada, por meio das pequenas empresas, que, por sua vez, afetariam toda a cadeia produtiva, aumentando a competitividade e reduzindo preços", conclui.

Representantes do setor solicitaram que o governo zerasse a alíquota de todos os produtos de material de construção. Mas, para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, uma redução parcial já seria suficiente para melhorar a situação. "Esse estímulo é muito importante devido à forte concorrência no setor", afirmou. Cover considera fundamental destravar o crédito para que o setor consiga atingir o crescimento de 4,5% projetado para este ano.

Sindicato deve implantar ações para ampliar associadosSindicaf dá início às negociações da CCT