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Dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic) apontam que o mercado interno registrou um aumento significativo das vendas do produto no mês de fevereiro. O número chegou a 5,2 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 9,8% se comparado ao mesmo período de 2011.
O maior crescimento foi verificado nas fábricas da Região Sudeste, com 2,506 milhões de toneladas de cimento. As regiões Nordeste, Sul e Norte acumularam 1,050 milhão de toneladas, 819 mil toneladas e 289 mil toneladas, respectivamente. No mesmo período, as vendas para o mercado externo somaram 4 mil toneladas, o que representa uma queda de 22,6%, comparando-se com as cinco mil toneladas vendidas no ano anterior.
Para o executivo do Sindicaf-PR, Thomaz Javorski, umas das possíveis explicações para essa alta é que o cimento é uma commodity que não possui substituto, ou seja, está presente em todo o tipo de construção, desde pequenas reformas até grandes plantas industriais.
Necessidade de desonerar produto - Com os incentivos recebidos pelo governo federal nos últimos anos, o setor da construção civil no país está apresentando um enorme crescimento. Além disso, somado ao desaquecimento do mercado externo, os olhares se voltaram para o mercado interno, trazendo um resultado final positivo.
Porém, mesmo diante desse cenário otimista, Thomaz recomenda cautela. "Para a manutenção destes
resultados, é necessária a desoneração tributária do produto para que o preço final
do cimento não aumente de forma desproporcional, acarretando efeito contrário ao pretendido", afirma.