Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Mercado registra aquecimento das vendas de cimento

Demanda interna foi responsável por vendas de 5,2 milhões de toneladas do produto em fevereiro na comparação com mesmo período de 2011

clique para ampliar clique para ampliarO secretário executivo do Sindicaf, Thomaz Javorski, recomenda cautela mesmo diante do cenário positivo do setor (Foto: Divulgação)

Dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic) apontam que o mercado interno registrou um aumento significativo das vendas do produto no mês de fevereiro. O número chegou a 5,2 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 9,8% se comparado ao mesmo período de 2011.

O maior crescimento foi verificado nas fábricas da Região Sudeste, com 2,506 milhões de toneladas de cimento. As regiões Nordeste, Sul e Norte acumularam 1,050 milhão de toneladas, 819 mil toneladas e 289 mil toneladas, respectivamente. No mesmo período, as vendas para o mercado externo somaram 4 mil toneladas, o que representa uma queda de 22,6%, comparando-se com as cinco mil toneladas vendidas no ano anterior.

Para o executivo do Sindicaf-PR, Thomaz Javorski, umas das possíveis explicações para essa alta é que o cimento é uma commodity que não possui substituto, ou seja, está presente em todo o tipo de construção, desde pequenas reformas até grandes plantas industriais.

Necessidade de desonerar produto - Com os incentivos recebidos pelo governo federal nos últimos anos, o setor da construção civil no país está apresentando um enorme crescimento. Além disso, somado ao desaquecimento do mercado externo, os olhares se voltaram para o mercado interno, trazendo um resultado final positivo.

Porém, mesmo diante desse cenário otimista, Thomaz recomenda cautela. "Para a manutenção destes resultados, é necessária a desoneração tributária do produto para que o preço final do cimento não aumente de forma desproporcional, acarretando efeito contrário ao pretendido", afirma.

Novas calçadas agradam empresários e urbanistasSindicaf realiza reunião de Planejamento Estratégico em abril