Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Indústrias de cimento vão investir R$ 965 milhões no Paraná

Fábrica de cimento da Votorantim em Rio Branco do Sul será ampliada e Adrianópolis será sede de nova planta da Margem Cimento

Duas grandes empresas de cimento anunciaram intenção de investimentos em Adrianópolis, no Sudeste do Estado, e em Rio Branco do Sul, localizado na Região Metropolitana de Curitiba. Os investimentos somados chegam a R$ 965 milhões. Esses recursos serão usados para a instalação da fábrica Margem Cimento no primeiro município e ampliação da planta da Votorantim Cimentos instalada em Rio Branco do Sul.

Representantes da Margem Cimento, subsidiária da empresa catarinense Supremo Cimento, e o governador Beto Richa assinaram um protocolo de intenções para instalação de uma nova fábrica de cimento em Adrianópolis. O investimento está estimado em R$ 340 milhões e foi inserido no Programa Paraná Competitivo, que oferece incentivos fiscais e outros benefícios para empreendimentos que gerem empregos, especialmente nas regiões mais carentes do Estado.

A empresa planeja produzir 750 mil toneladas de cimento por ano a partir de janeiro de 2014. A fábrica vai gerar 700 empregos durante as obras e outros 550, entre diretos e indiretos, depois que entrar em operação. Atualmente, a Supremo produz aproximadamente 300 mil toneladas de cimento por ano. A produção atenderá aos mercados do Sul do país, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O presidente da Supremo Cimento, Alessandro Eichstaedt, disse que Adrianópolis foi escolhida por sua boa localização geográfica, pela boa receptividade da comunidade local e principalmente pela ótima qualidade e tamanho da jazida de calcário calcítico, principal insumo para a produção de cimento. "A cimenteira vai gerar empregos, melhorar a qualificação e a renda dos trabalhadores, desenvolver o comércio, a indústria e a infraestrutura local, além de gerar muitos impostos", afirmou Eichstaedt.

Ampliação - Outra empresa que assinou protocolo de intenções com o Governo foi a Votorantim . O objetivo é expandir a unidade da empresa em Rio Branco do Sul. O investimento será de R$ 625 milhões e aumentará a capacidade produtiva da fábrica em 50%, passando de 4 milhões para 6 milhões de toneladas de cimento ao ano. A Votorantim também foi enquadrada no Programa Paraná Competitivo.

A unidade ampliada da Votorantin deve entrar em operação no final do ano que vem, gerando mil empregos diretos e indiretos, além de 1.500 postos de trabalho durante a construção. Serão construídos uma nova moagem e mais um forno. O investimento faz parte do plano de expansão da empresa para atender à crescente demanda por cimento em vários Estados do Brasil.

O protocolo de intenção prevê algumas obras de infraestrutura a serem realizadas em conjunto entre o Estado e a Votorantim, enquanto a Copel se comprometeu a realizar novos investimentos para garantir suprimento adicional de energia que sustente o funcionamento da planta ampliada. O Governo negocia ainda com a empresa a duplicação da rodovia dos Minérios no trecho de acesso à Votorantim.

Novo site do Sindicaf traz serviços e funcionalidadesTempo para troca de uniforme gera discussão sobre pagamento de hora extra