SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Instituições buscam redução de impostos junto ao governo federal

Deputados federais entregaram pedido de redução do IPI dos vinhos, cachaças e licores ao presidente da República em exercício, Michel Temer

clique para ampliarAltas cargas tributárias afetam a competitividade da indústria brasileira. (Foto: Reprodução)

Deputados federais atenderam a pedidos feitos pelas instituições representantes da indústria de bebida e entregaram no dia 12 de julho ao presidente da República em exercício, Michel Temer, o pedido para edição de decreto estabelecendo a redução na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos vinhos, cachaças e licores. A reunião ocorreu na Frente Parlamentar Agropecuária, em Brasília (DF).

O movimento destacou o aumento sucessivo de impostos no setor e o crescimento do consumo dos produtos importados, que justificariam a medida. Segundo dados apresentados pelos parlamentares, de cada dez garrafas de vinho consumidas no Brasil, oito seriam importadas, por exemplo.

De acordo com o deputado federal Afonso Hamm, que participou da reunião, Temer foi receptível ao tema e se comprometeu em dar sequência ao assunto. Os deputados levaram também o pedido ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que se comprometeu a encaminhar a solicitação ao Ministério da Fazenda. O objetivo é que ocorra a redução ainda neste segundo semestre, estabelecendo o IPI dos vinhos e licores em 5% (hoje em 10%) e cachaças em 17% (hoje cobrado 25%).

Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Afonso Hamm

Redes sociais são importantes ambientes de negócios para as empresasEstudo mostra mudanças no comportamento do consumidor de bebidas