SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Fabricantes de embalagens apontam para retomada

Ano começou com queda em relação à 2015, mas fabricantes já estão otimistas para crescimento

clique para ampliarFabricantes perceberam crescimento no pedido de embalagens para julho. (Foto: Reprodução)

O mercado de embalagens (latas e folhas finas especiais) é um dos que apontam para uma recuperação da economia no segundo semestre. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), divulgados pelo jornal Valor, apontam que as vendas destes produtos têm crescido desde 2005, quando saíram de um patamar de 9,8 milhões de unidades para 24,1 milhões em 2015.

Neste ano, o mercado começou em baixa, mostrando queda na demanda de 4% no primeiro trimestre em relação a 2015, mas já há sinais de recuperação para os próximos meses. "Notamos que houve um crescimento nos pedidos para julho", afirmou Francisco Pires, vice-presidente de operações da Novelis para a América do Sul, em entrevista ao jornal.

Acreditando neste potencial, a indústria fez investimento de US$ 340 milhões em sua unidade de Pindamonhangaba (SP). O investimento foi dividido em três áreas distintas, envolvendo a cadeia de alumínio voltado para latas de bebidas.

Parte do investimento foi direcionado para o processo de reciclagem, que recebeu quase a metade do total, cerca de US$ 150 milhões. Os recursos foram aplicados tanto na modernização da área de reciclagem, que dobrou a produção de 200 mil toneladas ano/ para 400 mil toneladas/ano, como no aprimoramento do sistema logístico de captação das latas usadas. A empresa também implantou novos centros de coleta e ampliou a parceria com as cooperativas de reciclagem.

Com informações do jornal Valor Econômico

Prazo para adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado vai até 15 de julhoMarcas de bebidas apostam em versões que remetem à saúde e boa forma