SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Sindicato e instituições assinam Termo de cooperação para instalação da CVMR em Londrina

Parceria unirá a CMTU, cooperativas de recicladores e o Sindibebidas, além de representantes de fabricantes de perfumaria, higiene pessoal, cosméticos e alimentos

clique para ampliarAutoridades durante a assinatura do Termo de Cooperação em Londrina. (Foto: Ascom/Prefeitura de Londrina)

O Sindibebidas assinou, em setembro, o Termo de Cooperação para a implementação do programa “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda”, que prevê a instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis em Londrina. Para o empreendimento, o sindicato contará com a parceria com a associação formada por cinco cooperativas de catadores, e o município, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD), além de representantes de outros setores produtivos como perfumaria, higiene pessoal, cosméticos e alimentos.

A nova unidade deverá atender Londrina e as cidades vizinhas, proporcionando o retorno dos materiais recicláveis à cadeia produtiva e reduzindo os impactos sobre o meio ambiente. Além de ser uma ação de responsabilidade ambiental, a instalação da CVMR é também uma iniciativa que promove melhoria social, trazendo renda e trabalho para os catadores instalados na região.

A abrangência do trabalho é tão grande que, das sete cooperativas da cidade, cinco firmaram um convênio, criando a Centralcoop para a administração e gerenciamento dos resíduos, com o objetivo de transformá-los em matéria prima para posterior comercialização.

Para Selma Maria Assis Gonçalves, presidente da Centralcoop, a parceria é um momento especial para os catadores de Londrina, com a possibilidade de ampliação do mercado a partir da comercialização direta da matéria prima por meio da Central de cooperados. “Sinto que agora estamos firmando o passo para novos rumos, para que possamos ter mais autonomia e melhores condições comerciais na venda dos produtos. Também vejo a oportunidade como solução para outros catadores, já que eles poderão se juntar a nós tendo mais segurança e uma renda garantida com a formalização do trabalho. Minha expectativa é que a nossa capacidade de arrecadação dobre daqui algum tempo. Quem sabe até poderemos comercializar nossos próprios produtos a partir da matéria prima”, declarou.

Responsabilidade compartilhada

De acordo com o Termo, o município ficou responsável por alugar os imóveis (dois barracões de 1.000 m2) onde funcionarão as centrais por um período de 16 meses. A Prefeitura também fará a fiscalização das atividades administradas pela Centralcoop e intensificará a orientação para que a população faça a separação correta dos resíduos, por meio de programas de educação ambiental.

Já os fabricantes, entre eles o Sindibebidas, deverão investir em equipamentos para o sistema de logística reversa e serão responsáveis pelo treinamento e capacitação dos catadores nos processos de separação, valorização e comercialização dos materiais recicláveis.

Além disto, os industriais darão assessoria ao processo de administração e gerenciamento da Centralcoop, que fará o gerenciamento das operações e capacitará as equipes de trabalho. O objetivo é que depois de um período, o funcionamento da Central seja autossustentável.

Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Londrina

Enfrentar a crise pode se transformar em um "quebra-cabeças"Sindibebidas, Sema e IAP assinam Termo de Compromisso de responsabilidade pós-consumo