SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Indústrias de bebidas participam de encontro internacional de negócios

Reunião, realizada em novembro, contou com a presença de cinco compradores internacionais

clique para ampliarclique para ampliarAo todo, quinze industriais brasileiros participaram do encontro (Foto: Agência Fiep)

Representantes das indústrias de bebidas participaram do Encontro de Negócios Internacional do Setor de Alimentos e Bebidas. O evento foi promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) Paraná, em parceria com a Rede CIN, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex, com realização no dia 26 de novembro no Campus da Indústria, em Curitiba.

O encontro contou com a presença de cinco compradores internacionais provenientes da Bolívia, Equador, Guatemala, Uruguai e Rússia, que têm interesse em importar os produtos produzidos no estado. Marcaram presença 15 industriais paranaenses de várias cidades. O encontro foi organizado em rodadas de negócios individuais entre os industriais e os compradores.

De acordo com a analista do CIN, Gabriela Casagrande, o objetivo do encontro foi apresentar as indústrias paranaenses aos importadores, que poderão conhecer as marcas e iniciar a negociação. Ela explica que o fator principal não é gerar imediatamente contratos, mas aproximar as empresas para que a indústria paranaense possa se internacionalizar.

Além disto, outros feedbacks dos compradores quanto à embalagem, marca, posicionamento do produto, exigências e precificação em dólar ajudam as indústrias brasileiras a melhorarem os produtos e processos, aumentando sua competitividade no mercado externo.

Um dos empresários que participaram do evento foi Nilo Cini, diretor da Cini Bebidas e presidente do Sindibebidas-PR. A empresa já exportou para Japão e Mercosul, mas deixou a operação internacional. Agora, a indústria vem sendo novamente consultada por tradings sobre o interesse em vender seus produtos para mercados internacionais.

"Como já atuamos no comércio externo, temos preços, embalagens e outras características adaptadas para a internacionalização e estamos prontos para voltar a operar fora do país”, explicou o empresário, que também destacou a preferência dos compradores internacionais por produtos com características bem brasileiras, como o guaraná.

Avaliação

Segundo o CIN, a avaliação feita no final do evento, tanto por compradores quanto pelos industriais e analistas, foi extremamente positiva. Para quem perdeu a oportunidade e deseja contactar os compradores é possível entrar em contato com o CIN e verificar a possibilidade desta intermediação. O telefone para contato é (41) 3271-9100. Outras informações no site do CIN

Com informações da Agência Fiep

CVMR atinge 2.991 toneladas no acumulado do anoIndustriais cobram ações do governo federal para retomada do setor e estabilidade da economia