SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Prefeitura de Maringá e Sindibebidas assinam termo de cooperação para a instalação da CVMR

Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) será instalada no Parque Industrial de Maringá. A iniciativa atende à lei da logística reversa que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e poder público

clique para ampliar>clique para ampliarA Prefeitura de Maringá assinou termo de cooperação para instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (Foto: André Renato, da SECOM)

A Prefeitura de Maringá, juntamente com o Sindibebidas, o Instituto Lixo e Cidadania, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Cooperativa Cataparaná, assinou no dia 14 de fevereiro o termo de cooperação para a instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR).

Sediada no Parque Industrial da cidade, a CVMR será administrada pela Rede Cataparaná. O local vai funcionar como uma central de recebimento, reciclagem e venda de embalagens do setor de bebidas (garrafas pet, papel, papelão, latas e vidros), gerando trabalho e renda para os catadores.

Dividida em dois barracões com mais de 700 metros quadrados, a central é resultado da iniciativa público-privada. Para a construção e operacionalização, o Sindibebidas e demais parceiros vão investir R$ 2,5 milhões. Em contrapartida, o município vai investir cerca de R$ 650 mil. A CVMR tem abrangência nos municípios localizados em um raio de 100 km.

Segundo o secretário de Saneamento, Alberto Abraão, a iniciativa atende a lei da logística reversa, que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e poder público. “Esta é uma das ações necessárias para que se construa o projeto de reciclagem em Maringá. Precisamos começar pela ponta final, que será responsável pelo manejo e a destinação correta dos materiais recicláveis”, ressaltou.

Durante a solenidade foram apresentados os membros do Conselho Gestor Pró-Catador. “O conselho fará a interface entre o poder público e as cooperativas. A central será apenas uma parte do processo para que se faça a destinação correta cumprindo a legislação federal de logística reversa. A contratação da Cataparaná vai garantir melhores valores para os produtos. Com o termo de cooperação os catadores vão passar para a formalidade, com melhor rendimento e mais reconhecimento”, acrescentou Abraão.

Os vereadores Edson Luiz Pereira e Humberto Henrique acompanharam a solenidade e vão participar do projeto atuando no conselho gestor. “Essa união é uma forma de valorizar o trabalho principalmente dos catadores, que muitas vezes não é reconhecido. Esperamos poder montar outras centrais em diferentes regiões da cidade para atender a todos”, afirmou tenente Edson.

O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, disse que com esse processo, todos sairão ganhando. “Além de cumprir a lei e fazer a destinação correta contribuindo com a preservação do meio ambiente, ainda teremos o poder público e o Sindibebidas apoiando o trabalho dos catadores, que precisam trabalhar de forma mais profissionalizada, resultando em melhores condições de vida”, disse.

Segundo o executivo do Sindibebidas, Luiz Roberto dos Santos, todos vão ganhar com esse projeto. “Acompanhamos experiência semelhante em Curitiba e Pinhais e agora já podemos dizer que os resultados estão superando nossas expectativas, tanto na capacidade de recebimento de materiais recicláveis quanto na venda dos produtos. Temos que reconhecer a disposição da Prefeitura em elaborar um projeto como este e esperamos que muitos sonhos sejam realizados nesse processo”.

Para o presidente da Cataparaná, Carlos Alencastro Cavalcante, “o termo de cooperação vai proporcionar a inclusão socioprodutiva em cumprimento à política nacional de resíduos sólidos”.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio Alcure, disse que simpatiza muito com o conceito do projeto. “Essa gestão compartilhada busca solucionar o problema da logística reversa. O melhor de tudo é que o projeto tem a chancela do Ministério Público Estadual e do Trabalho, trabalhando com a articulação social”, concluiu.

Com informações da Prefeitura de Maringá

Apoio e aprovação do projeto Central de Valorização de Materiais Recicláveis no ParanáProdução da CVMR em 2013 superou meta