SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

CVMR ultrapassa mil e cem toneladas no acumulado do ano até setembro

Previsão é de que, até dezembro, esse número atinja aproximadamente mil e quatrocentas toneladas

clique para ampliar>clique para ampliarCVMR envolve 18 associações de catadores e beneficia 150 famílias (Foto: Prefeitura São José dos Pinhais)

A CVMR, Central de Valorização de Materiais Recicláveis, ultrapassa as mil e cem toneladas no período de janeiro a setembro de 2013. Segundo o Sindibebidas, a previsão é de que, até dezembro, esse número atinja aproximadamente mil e quatrocentas toneladas. No mês de setembro, a produção foi de 163.912 quilos.

Atualmente, o projeto envolve 18 associações de catadores, beneficiando diretamente 15O famílias. No momento, 25 catadores operam a CVMR e a renda média desses trabalhadores nas associações é de R$ 1 mil. O sindicato também informa que, no mês de outubro, foi definida a cidade que irá receber a segunda fase da CVMR. Em novembro ela será anunciada aos associados.

Em novembro, a Usina de Pet entra em funcionamento na Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR). Sua capacidade de moagem é de 100 quilos/ hora. Com a usina, as embalagens plásticas pet são transformadas em flakes, que são vendidos para diversas indústrias, como a de confecção, gerando inúmeros produtos.

Confira, a seguir, os gráficos da produção da CVMR: Relatorio_de_Resultados_Jan_a_Setembro_2013_Sindibebidas.docx

Ultrapassando fronteiras
O trabalho do CVMR tem tido reconhecimento em todo o país e chamado atenção de outros setores. Em outubro, a Central recebeu a visita de representantes de sindicatos de laticínios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para conhcer melhor o projeto.

Representando algumas das maiores indústrias de processamento de leite e derivados do sul do país, esses executivos ficaram entusiasmados  e iniciaram conversações para aderir à CVMR. Na ocasião, estiveram presentes também o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini, o executivo  Luiz Roberto e Matheus Siqueira, coordenador técnico da CVMR.

O projeto, desenvolvido pelo Sindibebidas, também deve ser apresentando no primeiro semestre de 2014, na Câmara Alta do Paraguai, pelo executivo Luiz Roberto. No dia 13 de setembro, a diretora de serviços urbanos de Assunção, Stella Maris Romero, e o diretor geral de gestão ambiental, Hugo Piccinini Foerensen, visitaram o Sindibebidas para conhecer o projeto. Nessa ocasião, eles elogiaram a CVMR e convidaram o sindicato para apresentar o projeto no Paraguai.

Setor espera fechar 2013 igualando o volume de vendas de refrigerante de 2012Sindibebidas apresentará o projeto da CVMR no primeiro semestre de 2014 no Paraguai