SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Projeto sustentável da Cini ganha as escolas de Curitiba

Cini Bebidas leva projeto sustentável para escolas de Curitiba e ensina, com arte, a cuidar do futuro do planeta

O alvoroço é grande no caminho para a sala de artes. Eles terão uma aula diferente. Entram, sentam-se e a conversa não tem fim. A professora pede silêncio, mas é na hora que a moça, que ninguém nunca viu antes, fala, que as vozes se calam: “Oi gente! Vamos fazer silêncio? Eu não sou uma professora. Eu vim de uma fábrica de refrigerantes para ensinar muitas coisas legais para vocês”, diz a artesã Monica de Gasper, responsável por ensinar arte aos alunos no projeto ReCinicicle, da Cini Bebidas.

Com os olhos arregalados, cheios de surpresa, o aluno de cinco anos pergunta: “Tia, você veio da fábria onde fazem os refrigerantes? Que legal!”.

E assim, a oficina de artes começa. A inquietação típica de crianças que recebem uma novidade em sala de aula dá lugar à curiosidade, à busca pelo aprendizado.

Monica tira de dentro das sacolas as garrafas de plástico que seriam jogadas no lixo. Para transformar as garrafas em brinquedos, utensílios e diversos outros objetos, ela usa também as tampinhas coloridas, adesivos e rótulos.

As meninas querem fazer as coroas de princesas. Os meninos, pedem o polvo do fundo do mar e, se todos conseguem fazer o que escolheram com rapidez, ainda têm a oportunidade de aprender mais.

Este é o projeto ReCinicicle, oferecido pela centenária Cini Bebidas, que tem levado às escolas de Curitiba a conscientização sobre a importância de dar destino certo e útil ao lixo que produzimos dentro de casa.

Diariamente, no Brasil, calcula-se que sejam produzidas 240 mil toneladas de lixo – Fonte: Ministério do Meio Ambiente. A falta de destino adequado a esses resíduos é um dos maiores desafios da humanidade atualmente. Aprender a reduzir, reciclar e reutilizar é o caminho para proporcionarmos um futuro saudável ao nosso planeta.

Alunos de 4 a 11 anos de idade têm aprendido essas lições com a artesã Monica de Gasper por meio do ReCinicicle. “O principal objetivo é formar cidadãos conscientes da importância da separação do lixo. A partir dessa seleção, muitos materiais podem ser usados, sem agredir o planeta, explica a artesã.

O projeto chega às escolas por meio de agendamento prévio e as crianças são multiplicadoras dessa iniciativa. Além de aprenderem dentro de sala de aula, levam materiais explicativos para casa, o que ajuda na confecção dos brinquedos junto à família e de outros amigos. “Que legal! É o polvo que a gente fez. Vou fazer em casa e ensinar para todo mundo”, diz Ana Batista, 7 anos, aluna do Colégio Saint Germain, ao receber o folheto com o passo a passo do brinquedo que fez.

Depois de fazer arte, cada aluno ainda ganha um livreto de passatempo e desenhos para colorir da Cini Bebidas e a nova bebida infantil Frutta, nos sabores uva e morango. A satisfação em ganhar os presentes é grande e todos saem da sala de artes orgulhosos com os brinquedos feitos por eles mesmos. “Receber o projeto na escola é completar com a prática o que a gente já ensina em sala de aula. É muito importante, porque essa é uma geração que faz a diferença para o futuro, que cobra dos pais, dos amigos e ajuda a preservar a natureza”, afirma Rosane Heller, diretora do Colégio Saint Germain.

A Cini Bebidas está ainda com um delicioso programa de visitação à fábrica, destinado às escolas participantes do projeto. As crianças têm a oportunidade de conhecer todo o processo de produção das bebidas, que é feito nos mais rigorosos padrões de qualidade e de preservação do nosso meio ambiente. A visita deve ser marcada com antecedência, de acordo com a disponibilidade de agenda da empresa, a partir do mês de setembro.

“A educação das novas gerações é a melhor maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente. Estamos fazendo a nossa parte e, mais à frente, mostraremos os resultados desse projeto”, afirma Ana Mamoré, gerente de Marketing da Cini Bebidas.

Serviço:

Para agendar o workshop ReCinicicle, entre em contato com:

Monica de Gasper

recinicicle@gmail.com

Mais informações:

Departamento de Marketing Cini Bebidas

marketing@cini.com.br

Resultados do primeiro semestre retratam evolução da CVMRPorto Morretes anuncia exportações para Inglaterra