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Embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing

Estratégias vão de acordo com o objetivo da indústria que pode ser ampliar mercado, atingir um público específico, comemorar uma data ou diferenciar a marca

Há muito tempo a embalagem deixou de ter somente a função de proteger o produto da origem ao destino. Boa parte das empresas entendeu que tem nas mãos uma importante ferramenta de marketing e que pode explorá-la de diversas formas. Especialistas da área apontam oportunidades e casos de sucesso que têm o objetivo de aumentar as vendas, fixar a marca e conquistar clientes alvo, entre outros.

A imagem conta muito no momento da escolha do produto. Os consumidores têm a tendência de comprar algo com que se identifiquem e parte desse processo passa pela embalagem. “A embalagem deve trabalhar no intuito de criar ligações emocionais positivas entre a marca, o produto e os consumidores, influenciando as decisões de compra”, afirma Luiz Fernando Madalozo, consultor em Marketing.

Mais do que agradar ao cliente, a embalagem tem outra função importante, que é destacar o produto dos demais na prateleira. “Ao unirmos três elementos, - embalagem, cores e formatos - este produto poderá, ainda, agregar valores através de diferenciais que o distinguam dos concorrentes”, completa Madalozo.

Impacto – Algumas empresas escolhem momentos específicos para alterar a apresentação do produto e causar um impacto visual. Mais tarde, a embalagem volta ao design original. É o caso das campanhas comemorativas de duas empresas do setor de bebidas que lançaram este mês o novo mote publicitário.

Para celebrar os 230 anos de história, Schweppes decidiu resgatar as origens da marca. As latas especiais comemorativas, que acabam de entrar no mercado, foram inspiradas em cartazes de campanhas antigas e cada uma representa um período e um sabor que pontuam esses mais de dois séculos de presença no mercado.  “Nenhuma outra bebida com gás pode se dar ao luxo de brindar tantos anos de história e, ainda assim, se manter atual e vibrante”, afirma Flavia Buchmann, gerente de Marketing de Schweppes.

Também acabam de sair do forno as embalagens comemorativas do uísque Johnnie Walker. A partir do final de abril, a versão Black Label da bebida será encontrada em caixas com imagens e frases que celebram o atual progresso do país em três temas que representam a alma do brasileiro: paixão, beleza e criatividade. A ação é parte do projeto Keep Walking, Brazil. As embalagens foram criadas em co-autoria com os fãs da marca.

Caso de sucesso – A campanha da Coca-Cola Zero, lançada em agosto do ano passado, ainda faz grande sucesso entre o público jovem e adulto. Com o tema “Descubra a Sua Coca-Cola Zero”, a empresa produziu embalagens com os 150 nomes de pessoas mais comuns em todo o País. “Conseguimos transformar a conotação do zero em algo positivo”, resume o gerente sênior de Marketing do produto, Adriano Torres.

Trazer o consumidor para participar ativamente da campanha foi foco da nova jogada de marketing da empresa. O consumidor passou a se ver no produto e fez questão de compartilhar isso com os amigos através das redes sociais. Segundo Torres, o consumidor brasileiro passou a ser o que mais interage com a marca na página.

O mote da campanha começou a nascer no final de 2011, enquanto o gerente de marketing assistia a um material da campanha que a Coca-Cola havia acabado de lançar na Austrália para a Coca-Cola original. Do outro lado do mundo, a empresa queria reconquistar consumidores entre os jovens adultos, que haviam migrado para bebidas como suco e água.

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