Avenida do Batel, 1230, cj 509 Bloco B
Curitiba/PR
Telefone: (41) 3013 7624
A multinacional brasileira do setor de bebidas Ambev vai encerrar suas operações na Venezuela. A empresa
atua no país latino desde 1994, mas nos últimos de sete anos tem acumulado prejuízos que, segundo a direção,
deixaram a companhia diante de uma situação "inviável" para manter suas atividades no país. Na
Venezuela, a Ambev produzia e vendia as marcas Brahma, Brahma Light e Brahma Malta.
Ontem (20), através
de um comunicado oficial, a direção no Brasil anunciou que a Brahma Venezuela (filial da Ambev no país)
“deu início, no dia 18 de março, ao processo para o encerramento de suas operações na Venezuela,
dado que a empresa se encontra em uma situação que a torna definitivamente inviável e não tem
outra alternativa", destaca a nota. O documento segue acrescentando que sua participação caiu "de 9% para 0,9%
no mercado de cerveja (local) nos últimos sete anos".
Além dos prejuízos, a direção
destacou que decidiu pelo encerramento das operações após “uma longa e permanente queda da venda
de nossos produtos, o que nos impediu, nos últimos anos, de realizar os investimentos necessários em nossa unidade
de Barquisimeto", no estado de Lara. A Ambev iniciou suas operações na Venezuela com a aquisição
da Cervejaria Nacional.
O comunicado também informa que os prejuízos da empresa "se somaram
ao persistente crescimento dos custos operacionais e a um ambiente para a indústria cervejeira muito complexo". No
entanto, a Ambev destacou que cumprirá todas as exigências das leis venezuelanas para garantir os direitos trabalhistas
de seus 364 trabalhadores, que foram comunicados da decisão na última segunda-feira (18).
Analistas
do mercado financeiro dizem que as empresas estrangeiras com atuação na Venezuela têm sido afetadas pela
desvalorização de quase 32% no bolívar (moeda local) adotada em fevereiro passado. Além disso,
o forte controle cambial vigente no país desde 2003 impede a obtenção de divisas para importar matéria-prima.
Outra dificuldade é o impedimento das empresas reajustarem os preços dos produtos diante do controle por parte
do governo.