SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Setor de bebidas cresce em 2012

Estima-se que o segmento evoluiu 5% em relação a 2011

A indústria paranaense teve um crescimento histórico nas vendas em 2012, com um índice de 2,27% em relação a 2011, segundo levantamento realizado pela Fiep. Esse foi o melhor desempenho industrial do Estado desde 1986. O setor de bebidas acompanhou esse bom desempenho. Um levantamento informal do Sindibebidas aponta que o segmento cresceu 5% esse ano no Paraná.

O resultado positivo da indústria paranaense em 2012 foi possível mesmo com a queda de -9,47% nas vendas em dezembro, em comparação com novembro, situação típica para essa época do ano. No último mês do ano, 16 dos 18 gêneros pesquisados pela Fiep tiveram desempenho negativo. As reduções atingiram inclusive dois dos três setores de maior participação relativa no faturamento da indústria paranaense: ‘Alimentos e Bebidas’ (-10,27%) e ‘Veículos Automotores’ (-8,27%).

A quebra de safra no início do ano ocasionada pela estiagem explica o índice negativo do gênero que inclui bebidas. Mas, pelos números calculados pelo sindicato da categoria, o setor fechou 2012 com saldo positivo. “Como se trata de diversos produtos, bebidas frias e quentes, sucos, entre outros, que apresentam variações diferenciadas podemos considerar que a indústria aumentou 5% em relação a 2011”, avalia o secretário executivo do Sindibebidas Luís Roberto dos Santos.

O departamento econômico da Fiep já está realizando um trabalho para separar os gêneros alimentos de bebidas. O primeiro estudo setorial com as atividades industriais em separado deve ser apresentado em 2013. Desta maneira, os números de cada segmento serão mais precisos.

Histórico - Com o resultado positivo de 2012, a indústria paranaense acumula três anos consecutivos de crescimento, justificado principalmente pelas boas safras agrícolas registradas no Paraná e pelo crescimento da economia nacional. Esse ritmo de expansão das vendas foi registrado anteriormente em outros dois períodos da série histórica da Fiep: entre 1999 e 2001 e entre 2005 e 2007. Em apenas um período, entre 1992 e 1997, registrou-se um crescimento consecutivo superior a três anos.

“Esses resultados mostram que a indústria do Paraná, apesar de todas as dificuldades que encontra, continua com um crescimento consistente e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Empresas aderem à CVMR fase doisAmbev sai da Venezuela diante de sucessivos prejuízos