SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Eventos esportivos vão aquecer setor de bebidas

Empresas devem se preparar para atender à demanda, que deve se manter em alta durante os anos de jogos

As empresas do setor de bebidas estão projetando uma grande fase nos próximos anos com a sequência de eventos esportivos no Brasil. A expectativa é que o setor mantenha as vendas aquecidas o ano todo. Normalmente há queda na demanda durante o inverno, mas essa diminuição não deverá ser observada nos anos dos eventos, porque será compensada pelo estímulo da realização da Copa das Confederações de Futebol, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O verão definitivamente é a estação da cerveja. De acordo com dados do mercado, os meses mais quentes (fim de dezembro, janeiro, fevereiro e últimos dias de março) representam 40% das vendas do ano das fabricantes da bebida. Já no inverno, vinhos e uísques são os mais comercializados. Com a realização dos eventos esportivos, as fabricantes de bebidas, principalmente as de cervejas, ganham um fôlego extra. Os jogos da Copa das Confederações serão realizados no inverno (15 a 30 de junho de 2013), assim como os da Copa do Mundo de Futebol (12 de junho a 13 de julho de 2014). As Olimpíadas do Rio de Janeiro acontecem de 5 a 16 de agosto de 2016.

“É difícil prever exatamente qual será a alta no consumo de bebidas durante este período porque depende do fluxo de turistas e do aquecimento da economia”, afirma o analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Evânio Felippe. Mas ele acredita que as empresas de bebidas do Paraná devem traçar uma estratégia de atuação para aproveitar esse momento, em especial para o ano de 2014, quando Curitiba recebe partidas da Copa do Mundo.

Setor de bebidas impulsiona indústriaDeputado apresenta projeto de alerta em rótulos de bebidas