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Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

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Embalagem PET 100% reciclada

Dezembro de 2012

Guaraná Antarctica lançou, em novembro, a primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil. A tecnologia usada em sua fabricação possibilita que qualquer garrafa PET, seja qual for sua cor, formato ou fabricante, transforme-se em uma embalagem de Guaraná Antarctica.
Para Thiago Guedes Hackradt, gerente de Marketing de Guaraná Antarctica, a marca investiu nesse formato para um projeto de sustentabilidade focado em reciclagem porque acredita que o melhor destino para uma garrafa PET é se transformar em uma nova garrafa PET. O lançamento está alinhado ao Ambev Recicla que reúne ersas iniciativas para promover o aumento da reciclagem do país, a redução de uso de matéria-prima e a educação dos consumidores.
O plano é expandir o lançamento, chegando a 20% de embalagens de 2 litros de Guaraná Antarctica até o final de 2013. Hoje, já está presente em 12%, o equivalente a mais de 28 milhões de garrafas. Até o final de 2012, esse número deve subir para 40 milhões de garrafas.


Impacto ambiental

A fabricação da nova embalagem deve consumir 70% menos energia elétrica em relação à produção do material virgem, além de diminuir em 20% o consumo de água (dados informados pela Brasil Pet). Outras contribuições são a economia de petróleo e a redução anual de material de embalagem em 1,3 mil toneladas. Só em 2012, o Guaraná Antarctica deve retirar mais de 60 milhões de mbalagens das ruas.
“Essa nova aplicação do PET 100% reciclado pós-consumo representará um importante impulso para a reciclagem no país”, destaca Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev. “A iniciativa tem potencial considerável para aumentar o índice de reaproveitamento de garrafas PET, impactando toda a cadeia de reciclagem. A necessidade de matéria-prima estimula as cooperativas de catadores gerando, assim, um incentivo natural para o descarte correto do material”, reforça o diretor. As novas embalagens de Guaraná Antarctica estarão disponíveis nos principais pontos de venda da região Sul e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com expansão prevista para todo o país até o final de 2014.

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