SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Sindibebidas apresenta proposta de Logística Reversa

Primeiro sindicato a apresentar a proposta efetiva para o cumprimento do edital da Sema foi o Sindibebidas

clique para ampliar clique para ampliarPresidente, Nilo Cini, assinou o termo junto ao secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Yurk (Foto: Divulgação)

O Sindibebidas assinou um termo de compromisso com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no dia 10 de dezembro. Por meio dele, está prevista a instalação de mais duas estações da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR).

“Essa já é a proposta efetiva para o cumprimento do edital de chamamento 01/2012, que trata da questão da Logística Reversa”, explica o executivo do sindicato, Luiz Roberto dos Santos. Segundo ele, as instalações estão previstas para 2013 e 2014, ambas vão acontecer no interior do Estado. “As cidades ainda não estão definidas”, destaca.

Para o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini Júnior, o motivo da rapidez em atender à legislação de uma prática relativamente nova tem uma simples resposta. “É possível conciliar o interesse social, com o ambiental e o industrial do Estado para que a cadeia de reciclagem agregue mais valor”, diz.

Segundo ele, há dois anos o Sindibebidas iniciou o projeto das CVMR, que se trata de Logística Reversa para as embalagens plásticas no Paraná, operando de forma sustentável. Atualmente, 70% deste material reciclado retorna para a cadeia produtiva, tornando a operação da central é autossustentável. “A chave para o sucesso da iniciativa está no foco que demos ao catador de material reciclável. Quem coleta ganha mais dinheiro, tendo assim um incentivo”, afirma.

Assinatura – O governador Beto Richa, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Yurk, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini, e representantes de outros 10 setores da economia paranaense assinaram os termos de compromisso no dia 10, na Federação.

A medida visa adequar o setor produtivo do Estado para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, que institui a obrigatoriedade da Logística Reversa, ou seja, o caminho contrário que o produto faz após o seu consumo, passando por toda cadeia produtiva, voltando até o fabricante, que lhe dará a destinação final ambientalmente correta.

No Paraná, esta regulamentação é conduzida pela Sema, que lançou este ano um edital convocando a indústria do Estado a se comprometer com esta prática, que envolve também o comércio, importadores e os consumidores. A convocação tem como objetivo construir a proposta para Logística Reversa de forma conjunta, pelo governo e pela indústria do Estado.

Segundo o governador, o diálogo marcou o tom dos debates. “Assinamos um pacto com as indústrias em um processo democrático e transparente. Quem ganha com isso é a natureza e todos nós. Fico feliz de ter essa parceria produtiva e de resultados extraordinários para nosso Estado”, disse.

Justiça veta propaganda de bebidas alcoólicas antes das 21h; cabe recursoParaná representa setor de bebidas em encontro com CNI