SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Usina de reciclagem de PET completa um mês de funcionamento

Capacidade da Central é para reciclar cerca de 16 toneladas de plástico por mês

clique para ampliar clique para ampliarMaterial processado é reaproveitado pelas indústrias (Foto: Divulgação)

A usina para a reciclagem de garrafas PET da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) completou seu primeiro mês de funcionamento. Instalada no dia 30 de julho, por meio do projeto idealizado pelo Sindibebidas PR em parceria com a Fiep, o Sesi e o Senai, a Central tem capacidade para processar 16 toneladas de plástico ao mês. As embalagens são recebidas das associações de catadores e o material picado é vendido para ser reaproveitado pelas indústrias.

Segundo o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini Junior, apesar de não conseguir processar todo o material gerado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a usina deve servir de exemplo para outros projetos. "O modelo desenvolvido pode ser recriado, além de incentivar investidores que trabalham com reciclagem", afirma.

CVMR - Instalada em Pinhais (RMC), a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) está beneficiando em torno de três mil famílias, gerando cerca de 170 empregos diretos. O lucro com a venda das embalagens vai para as famílias de catadores das associações participantes. O projeto de cunho socioambiental, que recebeu investimento de R$ 1,3 milhão, envolve cerca de 50 empresas e 23 associações de catadores de material reciclável.

clique para ampliar clique para ampliarProjeto gera 160 empregos diretos (Foto: Divulgação)

SP reduz ICMS de suco de laranjaSetor de bebidas sofrerá mais do que o de proteínas com inflação, diz BTG