SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

SP reduz ICMS de suco de laranja

20 de agosto de 2012

Em razão da crise no setor de suco de laranja, o governo de São Paulo reduziu a base de cálculo do ICMS sobre as vendas do produto realizadas pelo varejo. O benefício só atingia, até então, os negócios realizados por fabricantes e atacadistas. De acordo com o Decreto nº 58.308, o imposto deverá ser apurado de forma que a carga tributária corresponda a 12%. A mudança, já em vigor, terá validade até 31 de dezembro do ano que vem.

Segundo a Secretaria da Fazenda, a proposta tem por objetivo revitalizar o segmento que vem enfrentando expressiva crise, com possibilidade de perda de safra e suas nefastas consequências.

Pela norma, para ter direito ao benefício, o contribuinte deve estar em situação regular com o Fisco e não pode ter débitos fiscais inscritos em dívida ativa.

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) comemorou o incentivo. A medida é bastante positiva. Qualquer redução tributaria é sempre bem-vinda, afirma o presidente-executivo da entidade, Christian Lohbauer. Segundo ele, o preço do suco na gôndola dos mercados deve cair um pouco, o que aumenta o consumo. Cerca de 18% do preço na prateleira é ICMS. Com essa medida, espera-se que caia até 6%, diz.

Lohbauer afirma, porém, que a medida sozinha não resolve o problema. Ele afirma que os governos federal e estadual estudam outras soluções. Segundo ele, São Paulo analisa elevar o consumo de suco na merenda escolar. Com RS 100 milhões, seriam adquiridas 10 milhoes de caixas com, em torno, de 50 mil embalagens que renderiam 4 litros de suco para beber cada.

Setor de bebidas sofrerá mais do que o de proteínas com inflação, diz BTGUsina de reciclagem de PET completa um mês de funcionamento