SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Sindibebidas instala usina de reciclagem de garrafas PET

Nova usina da Central de Materiais Recicláveis vai garantir o processamento de 16 toneladas de plástico ao mês

clique para ampliar clique para ampliarGarrafas serão transformadas em "flakes" (Foto: Divulgação)

A Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), projeto idealizado pelo Sindibebidas PR em parceria com a Fiep, o Sesi e o Senai, acaba de ganhar uma nova usina. No dia 30 de julho foi finalizada a instalação dos equipamentos para a reciclagem de garrafas PET, que vai processar as embalagens recebidas das associações de catadores. O material que chegar será transformado em "flakes", como se chama a garrafa quando picada em pedacinhos, que futuramente serão vendidos para reaproveitamento nas indústrias.

Segundo o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini Junior, a instalação da usina é resultado do envolvimento das empresas participantes do projeto, unidas por um mesmo propósito e comprometidas com a destinação final de suas embalagens. "Evidente que somente esta usina não é capaz de absorver toda a demanda de embalagens gerada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mas é um exemplo a ser seguido, tanto no modelo desenvolvido, quanto no incentivo a investidores que trabalham com reciclagem", afirma.
Cini reforça ainda que, para resultados ainda melhores, será necessária uma ação conjunta. "É fundamental que toda a sociedade, entidades, governos, associações e ONGs unam esforços para mudar a cultura da separação de resíduos. Precisamos reduzir o grande volume de material reciclável enviado aos aterros sanitários", diz.

A usina vai funcionar durante 8 horas por dia nos dias úteis, com capacidade de processar 100 kg por hora, o que representa cerca de 16 toneladas ao mês. "Setores como o de confecção e de embalagens, exceto as destinadas ao ramo alimentício, serão muito beneficiados pela instalação", explica o executivo do Sindibebidas, Luis Roberto dos Santos.

Central - A Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), instalada em Pinhais (RMC), foi inaugurada em abril de 2012 e vai beneficiar cerca de três mil famílias, gerando cerca de 170 empregos diretos. O lucro com a venda das embalagens irá para as famílias dos catadores, por meio das associações participantes. O projeto de cunho socioambiental, que recebeu investimento de R$ 1,3 milhão, envolve cerca de 50 empresas e 23 associações de catadores de material reciclável.

O objetivo é reciclar e comercializar embalagens de resíduos sólidos, como vidros, latas, garrafas pet, papéis e papelão. No Brasil, 55% das embalagens utilizadas são recicladas, colocando o país no segundo no ranking de reaproveitamento de PET. Profissionais explicam que o material pode demorar séculos para se decompor, por isso a importância da separação correta para a reciclagem.

Produtores de SP distribuem 12 toneladas de laranjas em protestoSetor de bebidas sofrerá mais do que o de proteínas com inflação, diz BTG