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A queda das vendas de suco de laranja no mundo nos últimos anos motivou a Citrus BR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) a lançar uma ação de marketing global de incentivo ao consumo do produto.
A iniciativa segue os moldes daquelas feitas por outros setores, como a "Got Milk?", que promove o consumo de leite nos EUA, e a "Woolmark", do mercado de lã australiana.
Numa primeira etapa, o trabalho vai definir um posicionamento global para a imagem do produto a partir da análise do cenário consumidor e cultural dos dez principais países consumidores de suco. "Nossa intenção é associar o suco de laranja a conceitos positivos e contemporâneos", diz o presidente da associação, Christian Lohbauer.
Posteriormente, a intenção é lançar campanhas publicitárias regionais em cada país a partir desse posicionamento global. Para isso, o estudo vai levar em consideração não somente hábitos de consumo, mas diferenças culturais entre cada mercado.
Entre as variáveis está a diferença de percepção dos valores associados ao suco de laranja em cada país. Como exemplo, Lohbauer cita a Noruega, onde o produto está associado à saúde e à qualidade de vida, sendo pouco sensível ao preço final. "Já na Alemanha, o preço está diretamente relacionada à variação do consumo".
A Citrus BR conta com a parceria da Tetra Pak, que vai oferecer acesso à sua base de informações sobre consumo de bebidas e comportamento do consumidor em todo o mundo.
Até agora, foram investidos US$ 1 milhão nessa ação. A associação pretende engajar todos os segmentos do setor, desde os produtores até os varejistas. "Essa é uma questão que interessa a todos os envolvidos no processo. Todos serão beneficiados", acredita Lohbauer.
O anúncio da iniciativa vem num momento em que o setor passa por um momento de super oferta de frutas pelo segundo ano consecutivo, com estimativa da entidade de que até 80 milhões de caixas de laranja podem deixar de ser colhidas no país em 2012.