SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Governo regionaliza plano de gestão de resíduos sólidos

Secretário executivo do Sindibebidas acredita que a estratégia dá velocidade ao processo

clique para ampliar clique para ampliarEvento apresentou planejamentos à sociedade civil (Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) está promovendo oficinas com o objetivo de discutir as propostas de elaboração do Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado do Paraná. A programação teve início no dia 25 de junho e se encerrou em 5 de julho, contou com eventos realizados em diversos pontos do Estado. Participaram gestores municipais, representantes de movimentos sociais organizados, de empresas públicas e privadas de saneamento e licenciamento e a sociedade civil.

O Sindibebidas foi representado pelo secretário executivo, Luiz Roberto dos
Santos, que participou do primeiro dia de evento. "A estratégia criada é
fazer a regionalização do projeto. A aplicação do plano vai ficar sob a
responsabilidade de cada região, agindo dentro do estabelecido no
planejamento geral. Aqui são estabelecidas diretrizes gerais para aplicação
nas regionais. A ideia é muito boa porque dá velocidade ao processo",
afirma.

Segundo ele, o encontro serviu para apresentar à sociedade civil os planos
de aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas esteve mais
voltado para a questão dos aterros sanitários. "Este tema também tem
influência sobre nosso sindicato. A ocasião foi importante para que as
prefeituras regionais e a sociedade civil estivessem reunidas para uma
discussão em conjunto", afirma o executivo.

Oficinas - Durante os encontros foram apresentados diagnósticos,
levantamentos de dados e estudos relativos ao tema. Também estiveram em
debate proposições a serem consideradas para a elaboração do Plano de
Regionalização Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Paraná. As
oficinas passaram por Curitiba, Guarapuava, Toledo e Ponta Grossa,
encerrando em Londrina e Maringá, nos dias 4 e 5 de julho, respectivamente.

Lei proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Ponta GrossaSetor de bebidas pode ser incluído no Plano Brasil Maior