SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Lei proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Ponta Grossa

G1

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, a 115 km de Curitiba, aprovou um projeto de lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas, calçadas, praças, pátios e estacionamentos que não sejam cercados. Nos bares que há um espaço delimitado, como mesas e quiosques perto das lanchonetes, o consumo continua liberado. Para entrar em vigor, a lei precisa ser sancionada pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB).

A medida divide opiniões entre os moradores, mas desagradou os donos de bares. "Mais uma vez o direito do cidadão vai ser cerceado", avaliou Fábio Aguayo que preside a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar).

O pedido para que o projeto de lei fosse redigido partiu do Comando da Polícia Militar (PM) da cidade. Segundo o policial Edmauro Assumpção, a medida acarreta na diminuição de ocorrências. Isso, de acordo com a PM, já pode ser percebido em cidade que possuem lei semelhante como Irati e Guarapuava.

Dados da polícia mostram que em Ponta Grossa, a cada dez ocorrências quatro estão relacionadas ao consumo de bebida alcoólica.

E diante da abrangência da lei, fica a dúvida. Será que o projeto de lei vai mexer com uma das maiores festas do Paraná e a maior da cidade que é a München Fest? O vereador Walter José de Souza garante que não.

"A lei é clara. Ela pode ser autorizada desde que o evento consiga, com a prefeitura, o alvará e que demonstre neste alvará todo o esquema de segurança necessário para que este evento possa conter bebida alcoólica que é o caso da München Fest.

Indústria de alimentos e bebidas pede incentivosGoverno regionaliza plano de gestão de resíduos sólidos