SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Workshop debate política nacional de resíduos sólidos

Sindibebidas apresentou aos participantes modelo de cooperativa de recicláveis, que conta com apoio da Fiep

clique para ampliar clique
               para ampliarPolítica sobre resíduos sólidos lotou auditório da Fiep (Foto: Divulgação)

Aprovada em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe novas perspectivas para a questão do lixo, da reciclagem e da recuperação energética. O país ainda está longe de apresentar bons números - dados do Ministério do Meio Ambiente indicam que no Brasil são produzidos diariamente 150 mil toneladas de lixo e que apenas 8% dos municípios têm programas de coleta seletiva - porém, diversos setores têm proposto iniciativas para melhorar os indicadores.

No campo empresarial, a Fiep realizou, no dia 16 de março, em parceria com o III Fórum de Mudanças Climáticas e Coprocessamento, o workshop "Avanços na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Recuperação Energética".

O evento contou com a participação do diretor da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa, e do coordenador de Recursos Hídricos e Atmosféricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Gobbi. Ambos destacaram que ações voltadas para a preservação do meio ambiente e novas formas de encarar antigos problemas são um diferencial para as empresas. Outro tema abordado foi a criação de uma política estadual para a gestão de resíduos sólidos.

No encontro, o Sindibebidas apresentou seu modelo de cooperativa de recicláveis. O executivo do sindicato, Luís Roberto dos Santos, falou sobre a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), uma cooperativa de reciclagem criada através de uma parceria inédita entre o Sindibebidas, o Instituto Lixo e Cidadania de Curitiba, catadores de recicláveis e empresários do setor de bebidas do Estado. A iniciativa conta ainda com o apoio da Fiep.
"O workshop confirmou que o Sindibebidas adotou o caminho certo. Com ênfase na logística reversa, a central propõe o cuidado com o meio ambiente, com a participação de empresas e associações de catadores de materiais recicláveis", afirmou Santos. O executivo destacou ainda que a iniciativa do Sindibebidas é um dos modelos que o Estado poderá vir a adotar.

A Central de Valorização de Materiais Recicláveis está localizada no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e será inaugurada no próximo dia 12 de abril, às 10h.

Informações sobre o projeto do Sindibebidas podem ser obtidas pelo fone (41) 3013-7624 ou e-mail secretaria@sindibebidaspr.com.br.

Bebida saudável ganha mais espaço nas escolas públicasCamex aplica antidumping para magnésio e cuchê