SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Bebida saudável ganha mais espaço nas escolas públicas

Governo quer melhorar a merenda servida aos alunos dos estabelecimentos públicos

Prefeituras de diversos municípios estão reformulando o cardápio oferecido aos alunos de escolas públicas. A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), que reúne 25 prefeituras, está finalizando o projeto para levar alimentos mais nutritivos e bebidas mais saudáveis às escolas municipais. No dia 22 de março, foi realizada uma reunião com a participação do setor público, nutricionistas e representante da iniciativa privada para definir os alimentos que serão servidos aos alunos.

Durante o encontro, realizado na prefeitura de Boa Esperança e conduzido pela nutricionista chefe do município, Juliana Leal, foram estudadas as mudanças que poderiam ser feitas na merenda escolar das cidades da região de Campo Mourão. A inserção de alimentos mais nutritivos faz parte do programa "Vitamina C nas escolas públicas da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão". "O suco que apresentamos hoje e que queremos introduzir na merenda escolar, depois de pronto, oferece 100 miligramas de Vitamina C em cada porção de 200 milímetros", afirma.

Saudável - O governo do Paraná realiza o monitoramento do estado nutricional dos escolares da rede pública de ensino. Iniciado em 2010 com avaliação antropométrica, a avaliação nutricional ocorre anualmente seguindo os mesmos parâmetros. Em 2011, somaram-se duas novidades: a inclusão de informações sobre existência e frequência de escolares com diabetes mellitus, intolerância à lactose e doença celíaca e a primeira avaliação nutricional dos professores e funcionários das escolas estaduais.

Cresce movimento para substituição de corantes em bebidasWorkshop debate política nacional de resíduos sólidos