SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Sindibebidas cria usina de reciclagem por meio de projeto socioambiental

Iniciativa inédita no Brasil prevê gestão compartilhada com os catadores de recicláveis

O Sindibebidas PR, em uma parceria inédita com o Instituto Lixo e Cidadania de Curitiba e catadores de recicláveis da cidade, criou a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR). Trata-se de um projeto socioambiental de uma usina de reciclagem que atende requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado pelo Ministério Público do Meio Ambiente, pelo Ministério Público do Trabalho e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. De acordo com o presidente da entidade, Nilo Cini Júnior, esta iniciativa demonstra a preocupação do setor industrial no cuidado com o meio ambiente e também com a responsabilidade social.

clique para ampliar clique
               para ampliarPresidente Nilo Cini Júnior defende aplicação de modelo paranaense em outros Estados (Foto: Sindibebidas)

A Central criará 150 empregos diretos, beneficiando 400 famílias ou 15 mil pessoas. O projeto é inédito no Brasil no modelo de gestão compartilhada com os catadores de recicláveis. Desde o

recolhimento até o processamento e a comercialização dos produtos com valor agregado, terá como parceiro o Instituto Lixo e Cidadania, que auxiliará o Sindibebidas na supervisão e na capacitação dos catadores de recicláveis. "Acreditamos que os catadores de recicláveis são legítimos empreendedores e esta é uma oportunidade de capacitação e formação, tirando da rua e dando uma oportunidade a esses trabalhadores", destaca o presidente Nilo Cini Júnior.

Fazem parte da iniciativa empresas instaladas no Paraná e filiadas ao Sindibebidas, além de marcas que não possuem planta industrial, mas comercializam seus produtos no Estado. Vale destacar que a Fiep também é parceira da ação. O valor total do investimento será de R$ 1,3 milhão. "Defendemos que esse projeto é modelo não só para o Paraná, mas também para os demais

Estados da federação, sendo que já foi apresentado para o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo", afirma o presidente do Sindibebidas.

O empreendimento está localizado na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e a inauguração será no dia 5 de abril com o início das operações comerciais. O modelo implantado de redes sociais congrega cerca de 30 associações ou cooperativas de reciclagem que se juntaram para formar uma única e grande cooperativa. Nilo Cini Júnior afirma, ainda, que as empresas não terão ganhos financeiros e todo o lucro gerado na operação será revertido para os catadores de recicláveis que integram o projeto.

Proposta defende isenção de impostos para recicladosSetor de alimentos é o mais rentável e químico, o menos