Av. Cândido de Abreu, 526, Cj 302, Torre B
80.530-905 - Curitiba/PR
(41) 3253-0998
O juiz federal Sérgio Moro proferiu palestra a dois mil empresários e integrantes de sindicatos industriais durante o 2º Fórum Transparência e Competitividade, promovido pelo Sistema Fiep e Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (Cifal) Curitiba. O evento foi realizado em março, no Campus da Indústria. O presidente do Sindemon, Jair José de Souza, esteve presente no fórum.
Com o tema “Corrupção, empresas e controle”, Sergio Moro citou em sua palestra o impacto da corrupção sistêmica, além de falar sobre alguns exemplos de ações penais de empresas como a Petrobras.
Moro salientou que os custos dessa corrupção sistêmica afetam o desenvolvimento do país. De acordo com ele, isto afasta investidores externos, por exemplo.
Para o juiz, além de a corrupção ser enfrentada com as instituições, é importante desenvolver uma nova cultura no âmbito empresarial. “Varrer para baixo do tapete não é uma alternativa nem econômica nem moralmente aceitável. Se varrermos, daqui a dez anos vamos enfrentar uma crise pior, arcando com custos cada vez mais crescentes. Afastaremos o investidor externo, o empresário interno, além do impacto na nossa autoestima e na nossa democracia”, avaliou.
Moro afirmou ainda que a solução para a obtenção de contratos com os governos ou para estabelecer qualquer relacionamento com o Estado não é o pagamento de propina. “Precisamos fortalecer nossas instituições e seguir em frente. Tenho confiança eu a democracia brasileira vai superar todas essas questões”, sinalizou.
Com informações da Agência Fiep